Banca de DEFESA: KATIA DE OLIVEIRA PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATIA DE OLIVEIRA PINTO
DATA : 20/12/2024
HORA: 13:30
LOCAL: https://meet.google.com/eus-qwxr-ooz
TÍTULO:

A COR DA PELE E O ENSINO DE LITERATURA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação do leitor literário, racismo de cor, oralidade, leitura, escrita.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Pautada na Lei 10.639/03 esta pesquisa interventiva teve como objetivo promover a formação literária de alunos de 8º ano, tendo como suporte o texto A cor da ternura (1998), da escritora Geni Guimarães, a partir do tema do preconceito racial e do combate contra ele. O preconceito é um empecilho que impacta de forma destrutiva a vida do ser humano, principalmente no espaço escolar, pois além de interferir negativamente no interesse do aluno pelos estudos, e consequentemente em seu desenvolvimento, pode gerar dificuldades pessoais no indivíduo para toda a vida. Nessa perspectiva, o desejo de produzir um trabalho tendo como tema o racismo surgiu da observação dos recorrentes casos de pseudobrincadeiras de cunho depreciativo acerca da cor da pele do afrodescendente no âmbito educacional. A linha de pesquisa escolhida foi a dos estudos literários, pois o texto literário tem a capacidade de despertar no leitor o prazer, o gosto, a criticidade, a humanização, a alteridade e emoção, aspectos que contribuem para a formação do aluno enquanto cidadão. Esse campo fértil também permite ao ser humano tomar conhecimento das mazelas presentes na sociedade. Para desenvolver a sequência didática da intervenção foi realizada uma leitura crítica da obra A cor da ternura (1998), da escritora Geni Guimarães em seguida, propôs-se o trabalho com narrativas orais, a produção de um cordel com o reconto do livro e a produção de desenhos. As atividades possibilitaram o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita pelos alunos, ao mesmo tempo que suscitaram neles a percepção acerca da importância do respeito pela dignidade da pessoa humana, independente da cor de pele destacando a importância de cada uma das habilidades da linguagem nos diversos espaços sociais. A aplicação do projeto ocorreu com os alunos do 8º Ano – do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cívico Militar Senador Mário Motta, localizada na cidade de Cáceres – MT. Para alcançar o propósito interventivo, busquei respaldo em teorias de autores como Antonio Candido de Mello e Souza (2011), Cidinha da Silva (2003), Delia Lerner (2002), Kabengele Munanga (2005), Marcia Abreu (1999),  Nilma Lino Gomes (2017), Isabel Solé (2014), Rildo Cosson (2021), Vincent Jouve (2002), Walter Benjamin (1994) entre outros estudiosos, cujas linhas de pensamento foram ao encontro do desenvolvimento dessa pesquisa. Percebemos, ao final, o desenvolvimento dos alunos em relação aos três eixos do trabalho: oralidade, leitura e escrita; o que nos indica que o trabalho com a leitura literária pode, para além de desenvolver as habilidades de linguagem, mobilizar e orientar o estudante a ter uma postura diferente diante de conflitos de natureza racista.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 121962002 - EVERTON ALMEIDA BARBOSA
Interna - 131981001 - SHIRLENE ROHR DE SOUZA
Externa à Instituição - NORMA SUELI ROSA LIMA - UERJ
Notícia cadastrada em: 04/12/2024 08:10
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