“A ESCRAVA” DE MARIA FIRMINA DOS REIS E “MINHA ÁFRICA” DE LUCIENE CARVALHO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA FEMININA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DE MATO GROSSO
Literatura Afro-brasileira; Maria Firmina dos Reis; Luciene Carvalho; Diversidade; Identidade.
Este projeto de intervenção, apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, tem por objetivo principal refletir sobre a inserção (ou não) da literatura Afro-brasileira nos currículos escolares de Mato Grosso e ao mesmo tempo, objetiva trazer para a Etapa de Intervenção, do cronograma proposto para o desenvolvimento do Projeto, um trabalho de leitura e pesquisa com as obras A Escrava, de Maria Firmina dos Reis, e o poema Minha África, de Luciene Carvalho. A proposta busca valorizar a diversidade cultural e promover uma reflexão crítica sobre racismo, identidade e resistência. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, estruturada em três etapas: rodas de conversa, leitura coletiva e análise crítica das obras, bem como pesquisa sobre outras autoras afro-brasileiras. A etapa de intervenção foi desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Jaime Veríssimo de Campos Júnior, em Várzea Grande. A pesquisa se fundamenta nas contribuições de autores como Candido (1972), Cosson (2014), Gomes (2018) e Freire (1996), que discutem a importância da literatura na formação crítica dos estudantes e no reconhecimento da diversidade cultural.