O PROCESSO DE NOMEAÇÃO DAS RUAS DE SÃO JOSÉ DO POVO – MT SOB AS ESPECIFICIDADES DA ANÁLISE DE DISCURSO E DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Análise de Discurso. Semântica do Acontecimento. Leitura. Escrita. Escola. Cidade.
Este trabalho tem por objetivo ressignificar a prática de produção da leitura e da escrita em sala de aula, aliado às especificidades da Análise do Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi no entremeio com a Semântica do Acontecimento abordada por Eduardo Guimarães, a partir de atividades que deem condições de os alunos compreenderem os efeitos de sentidos produzidos com relação à nomeação-designação das ruas do espaço urbano de São José do Povo – MT. Esta proposta foi elaborada para ser trabalhada com o nono ano do Ensino Fundamental, a fim de que os alunos reflitam sobre aspectos que permeiam a história de constituição do município pelo viés da linguagem. Dessa forma, será elaborado como produto final deste trabalho um caderno de atividades que servirá de embasamento teórico-metodológico para outros professores de língua portuguesa mobilizarem a cidade enquanto um objeto simbólico.