Violência no namoro: um olhar discursivo sobre as práticas de leitura e escrita na escola
leitura e escrita, autoria, Violência no Namoro, práticas pedagógicas.
A presente dissertação, vinculada ao Mestrado Profissional em Letras, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Cáceres-MT, é resultado de um projeto propositivo, que surgiu como interventivo, mas devido à pandemia da COVID19, teve de ser alterado, pela impossibilidade de execução com os alunos na escola. Nosso trabalho está pautado teoricamente na Análise de Discurso de linha pêcheuxtiana, iniciada na Franca, que traz Eni Orlandi como sua precursora no Brasil. Como objetivo principal, trabalhamos o processo de constituição da autoria em sala de aula, mobilizando a leitura e escrita por meio de diversas atividades de produção de textos, sempre relacionado ao tema Violência no Namoro. Esse projeto foi construído, tendo como referência os alunos do 9º ano da EE Irene Gomes de Campos, no município de Várzea Grande-MT. Para alcançar nosso objetivo, propomos o trabalho com diversos materiais significantes como imagens, charges, propagandas, tirinhas e músicas sobre o tema escolhido, para que os alunos possam constituir seu arquivo de leitura, com o qual trabalharão em seus processos de escrita, a partir de condições que os possibilitem a constituirem sua autoria nos textos que produzirão em sala de aula. No desenvolvimento das atividades do projeto, propusemos que o aluno possa compreender os sentidos da violência atualmente e, até o término das atividades, possa se posicionar enquanto sujeito autor, dentro da temática trabalhada. A escolha do tema deveu-se ao fato de, no dia a dia da sala de aula, observarmos uma “naturalização” da violência nas relações afetivas e como o namoro é onde esses jovens iniciam seus relacionamentos, objetivamos compreender, pela escrita, essa violência no namoro, a partir das produções de sala de nossos alunos. Para isso, buscamos entender como se dá a violência entre os jovens e como podemos contribuir para a prevenção e diminuição de seus índices, compreendendo como funcionam estes sentidos em quem se coloca como perpetrador da violência e em quem se coloca como vítima. Como produto final, foi produzido um material (caderno de atividades discursivas) para que os professores possam trabalhar a leitura e a escrita, buscando a autoria, dentro do tema violência no namoro, nas aulas de Língua Portuguesa.