Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA FELIPE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA FELIPE DA SILVA
DATA : 03/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/aqu-qxqp-vvj
TÍTULO:

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA VEREADOR EVILÁSIO VASCONCELOS

 


PALAVRAS-CHAVES:

Procedimentos artísticos. Brincadeiras. Lúdico. Alfabetização.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A presente dissertação está inserida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, também se encontra vinculada ao Grupo de Pesquisa em Pedagogia Waldorf, cadastrado no DGP-CNPq, no projeto A influência da mídia no desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens. A pesquisa foi realizada em uma escola no interior de Mato Grosso. Ao perceber no espaço e escolar e no meio social a aceleração dos processos cognitivos das crianças, pensando em atingir metas e se esquecendo o quanto é importante o brincar, o lúdico, os jogos no processo de ensino-aprendizagem, moveu em mim esta pesquisa. Pois o processo cognitivo é contínuo, em que é preciso estimular e criar estes momentos para que a aprendizagem aconteça de forma lúdica, leve e prazerosa. Dessa maneira, orientanda pelos princípios da Fenomenologia hermenêutica, a nossa proposta metodológica seguiu na linha de uma pesquisa empírica de natureza qualitativa. Adotamos os seguintes instrumentos para coleta de dados: roda de conversa, entrevista semiestruturada e questionário.  O objetivo central é analisar as práticas pedagógicas, incluindo a Pedagogia Waldorf e seus procedimentos lúdicos e artísticos, com similares em outras metodologias educacionais, envolvendo processo de ensino-aprendizagem. Tendo como objetivos específicos: identificar atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem; observar metodologias criativas de todos os envolvidos no processo educando e educador; pensar em suas vivências e as brincadeiras em torno das práticas pedagógicas;             analisar as atividades lúdicas e criativas da aprendizagem que utilizem material reciclável. O intuito é observar as atividades lúdicas desenvolvidas dentro ou fora da sala de aula que proporcionam o ensino-aprendizagem e se elas ocorrem, contribuindo para uma formação cognitiva e social do aluno, aprofundando a compreensão do sentido do fenômeno investigado na pesquisa. Os estudos foram centralizados com os alunos do primeiro ano do ensino fundamental, onde se encontram no processo de alfabetização.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 83216100 - MARIA DO HORTO SALLES TIELLET
Interna - 138555001 - ROSELY APARECIDA ROMANELLI
Interno - 884979001 - VILMAR ALVES PEREIRA
Externo à Instituição - EVANDO CARLOS MOREIRA - UFMT
Externa à Instituição - IARÊ SANDRA COOPER - UNESPAR
Notícia cadastrada em: 06/11/2025 08:04
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1