A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA VEREADOR EVILÁSIO VASCONCELOS
Procedimentos artísticos. Brincadeiras. Lúdico. Alfabetização.
A presente dissertação está inserida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, também se encontra vinculada ao Grupo de Pesquisa em Pedagogia Waldorf, cadastrado no DGP-CNPq, no projeto A influência da mídia no desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens. A pesquisa foi realizada em uma escola no interior de Mato Grosso. Ao perceber no espaço e escolar e no meio social a aceleração dos processos cognitivos das crianças, pensando em atingir metas e se esquecendo o quanto é importante o brincar, o lúdico, os jogos no processo de ensino-aprendizagem, moveu em mim esta pesquisa. Pois o processo cognitivo é contínuo, em que é preciso estimular e criar estes momentos para que a aprendizagem aconteça de forma lúdica, leve e prazerosa. Dessa maneira, orientanda pelos princípios da Fenomenologia hermenêutica, a nossa proposta metodológica seguiu na linha de uma pesquisa empírica de natureza qualitativa. Adotamos os seguintes instrumentos para coleta de dados: roda de conversa, entrevista semiestruturada e questionário. O objetivo central é analisar as práticas pedagógicas, incluindo a Pedagogia Waldorf e seus procedimentos lúdicos e artísticos, com similares em outras metodologias educacionais, envolvendo processo de ensino-aprendizagem. Tendo como objetivos específicos: identificar atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem; observar metodologias criativas de todos os envolvidos no processo educando e educador; pensar em suas vivências e as brincadeiras em torno das práticas pedagógicas; analisar as atividades lúdicas e criativas da aprendizagem que utilizem material reciclável. O intuito é observar as atividades lúdicas desenvolvidas dentro ou fora da sala de aula que proporcionam o ensino-aprendizagem e se elas ocorrem, contribuindo para uma formação cognitiva e social do aluno, aprofundando a compreensão do sentido do fenômeno investigado na pesquisa. Os estudos foram centralizados com os alunos do primeiro ano do ensino fundamental, onde se encontram no processo de alfabetização.