Banca de DEFESA: ODANIA FERREIRA DA SILVA FRANÇA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ODANIA FERREIRA DA SILVA FRANÇA
DATA : 14/11/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Mestrado de Educação
TÍTULO:

Pedagogia do Trabalho Associado na Organização Coletiva das Mulheres Amigas da Fronteira


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia do trabalho associado; Mulheres camponesas; Fronteira; Diversidade cultural; Economia solidária. 


PÁGINAS: 122
RESUMO:

A presente dissertação, intitulada Pedagogia do Trabalho Associado na Organização Coletiva das Mulheres Amigas da Fronteira, inscrita na linha de pesquisa Educação e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu - UNEMAT), tem como objetivo geral interpretar como a pedagogia do trabalho associado fortalece a organização do grupo de mulheres Amigas da Fronteira e as suas identidades camponesas. A metodologia da pesquisa se centra nos referenciais epistemológicos na perspectiva Materialismo histórico-dialético (MHD), fundamentados na pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, documental, de campo, especificamente com a pesquisa-ação. Os instrumentos de pesquisa foram rodas de conversa, questionários, entrevistas e observação participante. Quanto à caracterização da associação responderam ao questionário 10 mulheres da associação. A roda de conversa foi organizada com a participação da totalidade das mulheres, 16 mulheres. Participaram das entrevistas ás dezesseis mulheres. Os dados produzidos foram interpretados com base na análise de conteúdo. Constatamos que as mulheres camponesas da fronteira, em suas práticas cotidianas de produção, organização comunitária e resistência, constroem uma pedagogia própria, enraizada na coletividade e no trabalho associado. O conceito de pedagogia do trabalho associado se fundamenta na compreensão de que o trabalho coletivo é espaço de aprendizado, de solidariedade e de formação humana. O espaço fronteiriço é marcado pela pluralidade de etnias, línguas, costumes e saberes. Essa diversidade cultural se reflete nos coletivos de mulheres, que elaboram formas criativas de convivência e cooperação, valorizando tanto o patrimônio cultural local quanto os saberes transmitidos entre gerações. A partir de referenciais de Marx, Engels, Freire, Florestan Fernandes, Fischer, Tiriba, Borda, Zart e Picanço, busca-se evidenciar como o trabalho associado, quando conduzido de forma coletiva, constitui-se em espaço de formação humana, emancipação social e valorização da diversidade cultural. O estudo destaca que as mulheres camponesas da fronteira, ao desenvolverem práticas de cooperação, agroecologia, autogestão e solidariedade, elaboram processos pedagógicos próprios, capazes de transformar a realidade e fortalecer a autonomia individual e coletiva. Assim, o trabalho associado é compreendido não apenas como estratégia econômica, mas como uma pedagogia que integra saberes, práticas culturais e projetos de emancipação social. Em suma, o processo educativo do trabalho associado é um caminho complexo e multifacetado para a emancipação, a construção de uma cultura de solidariedade e a afirmação de modos de vida que se contraponham à lógica do capital, integrando a produção de saberes com a formação humana plena. A organização coletiva, especialmente das mulheres camponesas, é um poderoso mecanismo para a superação de desigualdades, a construção de realidades mais justas e solidárias, e a valorização de saberes e práticas que promovem o bem viver e a sustentabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83269001 - LAUDEMIR LUIZ ZART
Interno - 38925002 - ALCEU ZOIA
Interna - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Externo à Instituição - CARLOS ANTÔNIO BONAMIGO - UNIOESTE
Externa à Instituição - JANAINA SANTANA DA COSTA PRADO - UFMT
Notícia cadastrada em: 21/10/2025 10:58
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