A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA ÁREA DA SAÚDE: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM DA UNEMAT/CÁCERES-MT
Pedagogia Universitária. Docência em Saúde. Docente de Enfermagem. Formação de Professores. Constituição Docente.
Esta dissertação é fruto da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Docência (GFORDOC). O estudo delimita-se no campo da Pedagogia Universitária, tendo como objeto de investigação a constituição docente do bacharel em saúde, fundamentando-se nos pressupostos teóricos de Cunha (2006, 2010, 2012), Marcelo García (1999, 2009), Pimenta e Anastasiou (2014), Bitencourt (2014), Tardif (2014), Nóvoa (1992, 1995) e Zabalza (2004), entre outros autores que discutem a formação e o desenvolvimento profissional docente. A questão norteadora da pesquisa foi assim formulada: Como os profissionais bacharéis do curso de graduação em Enfermagem da UNEMAT/Cáceres se constituem docentes universitários? O objetivo geral consistiu em compreender o processo de constituição da docência universitária a partir das trajetórias de formação e desenvolvimento profissional dos docentes do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UNEMAT, Campus Universitário “Jane Vanini” – Cáceres/MT. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, que se apoia nos preceitos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos de coleta de dados compreenderam um questionário de caracterização docente, elaborado no Google Forms, e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos participantes. Os sujeitos da pesquisa são docentes do curso de Bacharelado em Enfermagem, lotados na Faculdade de Ciências da Saúde da UNEMAT. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), por meio da qual foram identificadas duas categorias fundantes do estudo. Os resultados parciais da pesquisa revelam que a constituição docente do bacharel em saúde, em especial dos professores do curso de Enfermagem da UNEMAT/Cáceres, é diversificada, singular e multifacetada, pois é no exercício da prática educativa, que abrange o ensino, a pesquisa e a extensão, e na reflexão sobre essa prática, somada à formação contínua em espaços formais, como na Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, cursos de aperfeiçoamento, congressos e eventos científicos, além das relações estabelecidas entre pares, sem desconsiderar as experiências significativas de toda sua trajetória de vida, que o bacharel em saúde se desenvolve como profissional docente.