SABERES DA TERRA E DA ORALIDADE: MEMÓRIAS MORROQUIANAS NO ENCONTRO COM O CURRÍCULO ESCOLAR
Saberes morroquianos. Povos tradicionais. Cartografia. Narrativa. Educação. Currículo.
Esta dissertação, intitulada “Saberes da terra e da oralidade: memórias morroquianas no encontro com o currículo escolar”, insere-se na linha de pesquisa Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. O estudo tem como objetivo problematizar de que modo os saberes tradicionais da Comunidade Luzia do Retiro, em Porto Estrela-MT, são (ou não) articulados ao currículo da Escola Municipal São Pedro. A pesquisa ancora-se nos Estudos Culturais, dialogando com os conceitos de cultura, diversidade, interculturalidade, tradição, identidade e saberes de povos tradicionais, a partir de autores como Hall (2013), Diegues (2001) e Bhabha (1998). Para pensar o currículo, mobiliza Silva (2010, 2023) e Maldonado (2009, 2017, 2019); para refletir sobre narrativa, Benjamin (1993) e Maldonado (2017); e para a aposta metodológica da cartografia, Deleuze e Guattari (1995). O percurso investigativo envolveu visitas à comunidade, conversas com cinco anciãos e uma professora da escola, registros fotográficos e anotações em caderno de campo. Os resultados evidenciam que os saberes morroquianos, como a produção artesanal, os conhecimentos sobre a natureza, as práticas de cura e de religiosidade, permanecem vivos na memória dos anciãos e são transmitidos, sobretudo, pela oralidade. Contudo, observa-se um distanciamento das novas gerações em relação a esses saberes. Nessa direção, a escola aparece como espaço potente para constituir a subjetividade dos alunos em diálogo com a cultura local. Apesar de algumas iniciativas exitosas, persistem lacunas na integração dos saberes tradicionais ao currículo, especialmente no que se refere ao manuseio de matérias-primas e ao fortalecimento da percepção identitária morroquiana. Conclui-se que é necessário problematizar e propor currículos mais sensíveis às culturas locais e aos territórios tradicionais. A principal contribuição do estudo está em oferecer outras lentes para compreender a relação entre currículo e identidades dos alunos em contextos de comunidades tradicionais, apontando caminhos para políticas educacionais que valorizem a diversidade e fortaleçam o reconhecimento social dos saberes morroquianos.