O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES DOS COORDENADORES E BOLSISTAS EGRESSOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNEMAT/CAMPUS “JANE VANINI” – CÁCERES-MT
PIBID; Identidade profissional, Educação Matemática; Pedagogia Universitária e Formação docente.
Trata-se de uma pesquisa de Mestrado em Educação, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na seguinte linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas e inserida no Grupo de Pesquisa sobre Formação e Docência (GFORDOC), no qual se delimita a estudar a construção da identidade profissional do professor de matemática da UNEMAT/Cáceres. Tem-se como questão de pesquisa: Quais as percepções dos coordenadores e dos egressos do subprojeto do PIBID/Matemática da UNEMAT/Cáceres quanto a atuação do programa na mediação formativa da Pedagogia Universitária e no processo da construção da identidade profissional docente? O principal objetivo é compreender as contribuições do PIBID para a construção da identidade profissional docente, concebida como mediação formativa da pedagogia Universitária, através da percepção dos docentes universitários que foram coordenadores e dos egressos do subprojeto do PIBID/Matemática da UNEMAT/Cáceres. Para tanto, esse estudo seguirá uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso como método de investigação, de modo a ser fundamentada a partir de análises bibliográficas para fins de aquisição de bases teórico-metodológicas, documental e de campo, que orientarão a análise de questões relevantes associadas à Educação Matemática, tanto na Universidade como nas Escolas de Educação Básica, e ao programa de formação de professores. Por conseguinte, a produção de dados delineia-se por meio de quatro momentos distintos: o primeiro refere-se ao questionário misto, encaminhado aos coordenadores; o segundo passo destina-se à aplicação de questionário com os egressos bolsistas do PIBID/Matemática, indicados previamente pelos coordenadores através da resposta do questionário; o terceiro passo se encaminha para uma entrevista semiestruturada, agendadas individualmente com os docentes coordenadores dos subprojetos do PIBID/Matemática-Cáceres; por fim, o quarto momento refere-se à análise documental e dos dados angariados. Desse modo, a partir dos resultados, pretende-se compreender de forma clara e objetiva o papel do PIBID para a construção da identidade profissional docente.