Banca de QUALIFICAÇÃO: Jane Clair Verza

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jane Clair Verza
DATA : 30/09/2025
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/khx-zkgb-qbi
TÍTULO:

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM TEMPO DE PANDEMIA: UNEMAT/DEAD, POLO DE DIAMANTINO, TURMA 2017/21

 


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores. Pedagogia. Práticas Remotas.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Cáceres, Linha de Pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEFOPE). O estudo teve como objetivo geral analisar, se e como o Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado de forma remota, no período da pandemia da Covid 19, contribuiu para a formação prática pedagógica das professoras da turma 2017/2021 da UNEMAT/DEAD, polo Diamantino. Os objetivos específicos compreenderam: investigar como aconteceu o Estágio Curricular Supervisionado de forma remota; identificar quais os principais desafios didático-pedagógicos enfrentados pelas licenciandas, durante a realização remota do Estágio Curricular Supervisionado; investigar se  as professoras graduadas no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, turma 2017/2021 da UNEMAT/DEAD, polo de Diamantino, enfrentaram ou estão enfrentando dificuldades didático-pedagógicas para desenvolverem suas práticas docentes, levando em consideração o estágio supervisionado realizado por elas de forma remota, devido a pandemia do covid-19. A pesquisa, ancorou-se na abordagem qualitativa, com análises descritivas e interpretativistas. As informações empíricas foram geradas com o encaminhamento de um questionário, elaborado no google forms, para levantar o perfil das professoras e com a realização de entrevista semiestruturada. As análises permitem afirmar que ao realizarem o Estágio Curricular Supervisionado de forma remota as acadêmicas enfrentaram muitos desafios relacionados ao aceite nas escolas, observação, planejamento e realização da regência, considerando que havia a necessidade de utilização das tecnologias digitais, programas e aplicativos. Entretanto, afirmaram que  o Estágio Curricular Supervisionado, realizado de forma remota, possibilitou desenvolver outras habilidades relacionadas ao uso das tecnologias e que estas, contribuíram tanto no momento do estágio, como em atividades docentes posteriormente. Enfatizaram que os estudos realizados no decorrer do curso de graduação foram importantes nas práticas de estágio, pois, o processo formativo ofereceu as bases teóricas, metodológicas e práticas necessárias para a prática em sala de aula. Ao iniciarem a docência, as dificuldades mais significativas, foram em relação a diversidade existente em sala com destaque à defasagem na aprendizagem e comportamento dos alunos, lacunas resultantes do afastamento social e aulas remotas. As professoras, relatam que a contribuição dos pares, coordenação pedagógica e a busca de conhecimento contribuíram para superar obstáculos e consequentemente melhorar a prática. O percurso vivenciado no estágio, mesmo acontecendo de forma remota, contribui para o desenvolvimento de uma postura investigativa,  crítica e reflexiva sobre a própria prática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interna - 83216100 - MARIA DO HORTO SALLES TIELLET
Interna - 53664001 - ROSANE DUARTE ROSA SELUCHINESK
Externa ao Programa - 60581101 - LISANIL DA CONCEICAO PATROCINIO PEREIRA
Externa ao Programa - 100828003 - NEUSA INES PHILIPPSEN
Notícia cadastrada em: 16/09/2025 09:20
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1