O RAP E O CURRÍCULO: MOVIMENTO DE RUA QUE CHEGA À ESCOLA
Rap. Currículo. Juventude. Subjetividade. Educação menor.
Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT, analisa como o gênero musical rap, enquanto expressão da cultura hip-hop, atravessa a vida de jovens do ensino médio e se insere nas práticas curriculares escolares. A pesquisa parte de uma vivência pessoal da autora com o rap e evolui para uma investigação cartográfica inspirada em Deleuze e Guattari, acompanhando os movimentos da Batalha da Duque, realizada por jovens na cidade de Cáceres-MT. A metodologia cartográfica possibilitou o acompanhamento das linhas de subjetivação produzidas nas batalhas e seus impactos nos corpos, nas identidades e nos territórios existenciais dos participantes. Foram utilizados como instrumentos a observação participante, questionários e entrevistas semiestruturadas com jovens rappers estudantes. Os resultados apontam que o rap funciona como linha de fuga no currículo, deslocando normatividades e possibilitando a emergência de uma educação menor, pautada na resistência, na singularidade e na micropolítica cotidiana. A pesquisa revela também o enfrentamento do machismo nas batalhas, o fortalecimento da presença feminina e o rap como dispositivo potente de transformação social, cultural e educacional. Defende-se que o currículo escolar deve considerar os saberes juvenis e populares, como o rap, para a construção de uma escola mais dialógica, inclusiva e sensível às múltiplas subjetividades dos estudantes.