TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E SUAS INTERFACES COM A PERMANÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
Trajetórias. Acesso e Permanência. Educação Superior.
Esta pesquisa está inserida na temática das políticas de acesso e permanência à educação superior, com foco principal no acesso e permanência de PcD. O estudo está vinculado à linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), do Grupo de pesquisa Políticas de Acesso e Permanência na Educação Superior (GPAPES) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), intitulada: “Trajetórias de Estudantes com Deficiência e suas Interfaces com a Permanência: Um estudo de Caso na Universidade do Estado de Mato Grosso” tendo como lócus o campus da UNEMAT de Cáceres-MT, ancorada nos aportes teóricos de Fávero (2000) Cunha (2004), Mazzotta (2011), Mantoan (2006), Mendes (2006), Gamboa (2006), Lima (2008), Maior (2017), Resende (2019), Kortelt (2020), Areas (2021), Araújo (2022), Ortiz (2022), Guedes (2022), Moura, Lima e Malange (2024), dentre outros. A pesquisa buscou responder a seguinte problemática: Quais as políticas de acesso e permanência voltadas aos estudantes da Universidade do Estado de Mato grosso? como as políticas de acesso e permanência dos estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso, influência nas trajetórias de pessoas com deficiência, transtornos e superdotação durante os cursos de graduação da UNEMAT? Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi compreender as políticas, programas e ações de acesso e permanência para os estudantes da UNEMAT, tendo como referência o Campus Jane Vanini em Cáceres, e como estas interferem nas trajetórias de pessoas com deficiência, transtornos e superdotação durante os cursos de graduação. A pesquisa tem uma abordagem quanti-qualitativa, sustentada nos pressupostos epistemológicos da perspectiva crítico-dialética descrita por Gamboa (2006), e um estudo de caso. Como técnica de pesquisa foi realizada uma pesquisa em campo. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, elaborado no Google Forms e enviado aos estudantes via e-mail e WhatsApp. Posteriormente realizou-se a sistematização, organização e análises dos dados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontaram que, apesar da existência de políticas de acesso permanência e inclusão, diversos desafios ainda dificultam a trajetória acadêmica desses estudantes, influênciando diretamente sua permanência e conclusão do curso. Diante dos achados da pesquisa, recomenda-se que a UNEMAT desenvolva um sistema de alerta e acompanhamento contínuo para monitorar a trajetória acadêmica dos estudantes com deficiência, transtornos e superdotação. Esse sistema, fundamentado nos estudos de Moreira, Lima e Malange (2024), permitirá uma análise aprofundada dos fatores que influenciam a evasão, possibilitando intervenções mais eficazes. Além de acompanhar os estudantes identificados na pesquisa, esse mecanismo deveria contemplar também os ingressantes de períodos anteriores, especialmente aqueles que, considerando o tempo regular do curso, já deveriam ter concluído a graduação.