A EXPANSÃO DO GRUPO PRIVADO-MERCANTIL “SALTA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO
Educação Básica. Financeirização da Educação. Mercantilização da Educação. Privatização da Educação. Salta Educação.
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender os movimentos e as estratégias do capital privado - mercantil em direção a educação básica, tendo como foco de estudo a expansão do Grupo Educacional Salta, em Mato Grosso. Buscou – se identificar quais interesses, existem por trás do deslocamento de fundos de investimentos para a educação básica e como esse movimento tem contribuído para o processo de financeirização da educação básica. Para isso elencou-se três objetivos específicos: 1) Analisar e caracterizar as formas de atuação na educação básica adotadas pela holding Salta Educação no Brasil; 2) Verificar como o Grupo Salta se insere no processo privado-mercantil em Mato Grosso; 3) Mapear as instituições pertencente ao Grupo Educacional Salta em Mato Grosso.Trata-se de uma pesquisa qualitativa que incluiu pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais fontes primárias e secundárias; as fontes primárias constaram de dados do Censo da Educação Básica, Microdados do Censo Escolar encontrados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), relatórios e balanços contábeis do Grupo Salta. As buscas nos sites institucionais e redes sociais, sendo necessário também a realização de buscas em endereços eletrônicos de jornais dedicados ao mercado educacional e junto aos principais jornais e cadernos de economia do País, como Folha de S. Paulo, Valor Econômico, O Globo, entre outros. As fontes secundárias constaram de balanço da produção sobre a temática, destacando-se os seguintes termos: eleva educação, financeirização, mercantilização da educação, educação básica e privatização da educação. Os resultados apontam que a financeirização da educação básica em Mato Grosso reflete um fenômeno nacional no qual grandes grupos empresariais expandem sua influência sobre escolas privadas, transformando a educação em um setor lucrativo. Esse movimento ocorre em um contexto de precarização do ensino público, impulsionando a busca por alternativas privadas pelas famílias. A incorporação de escolas por conglomerados como Grupo Salta Educacional demonstra a crescente presença do capital financeiro no setor, priorizando a escalabilidade e a padronização curricular em detrimento da diversidade pedagógica. Os impactos desse processo incluem a mercantilização do ensino, a segmentação do mercado educacional e a ampliação das desigualdades no acesso à educação de qualidade. Enquanto escolas privadas investem em infraestrutura e metodologias modernas, a rede pública enfrenta dificuldades estruturais e de financiamento. Assim, a financeirização da educação básica em Mato Grosso reforça a necessidade de regulamentação da atuação de grupos financeiros no setor e de políticas públicas que garantam a universalização de um ensino público de qualidade.