TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA WALDORF
Transição. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Ludicidade. Pedagogia Waldorf.
Este trabalho acadêmico é o produto da investigação conduzida na linha de pesquisa denominada Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação, oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), cuja temática se refere à organização, aos tempos e espaços dentro dessas duas etapas da Educação Básica — Educação Infantil e Ensino Fundamental — com o objetivo comparar o processo de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em uma escola Waldorf e uma escola municipal baseada na abordagem Sócio-interacionista. Nesta busca, procuramos entender como os fundamentos da Pedagogia Waldorf e da Pedagogia Sociointeracionista podem contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Para alcançarmos os objetivos propostos recorremos à fenomenologia hermenêutica como método deste estudo. As estratégias utilizadas foram: observação; entrevista semiestruturada; pesquisa bibliográfica relacionada à Pedagogia Vigotskyana e à Pedagogia Waldorf. Quanto ao locus deste estudo, a pesquisa foi realizada na Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil localizada no município de Cáceres-MT e na Escola Waldorf localizada no município de Cuiabá-MT. Ao se analisar os dados tem-se, como resultados, a importância de considerar essa transição como uma fase a ser olhada de forma cuidadosa e atenta.