Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIMEIRE MARINHO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSIMEIRE MARINHO DE OLIVEIRA
DATA : 04/12/2025
HORA: 08:30
LOCAL: https://meet.google.com/mxa-vbug-pjb
TÍTULO:

CURRÍCULO ENTRE MARGENS: CARTOGRAFIA DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA REGIÃO SUDOESTE DE MATO GROSSO


PALAVRAS-CHAVES:

Comunidade. Escola do campo. Escola ribeirinha. Currículo.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Esta dissertação inscreve-se no campo das pesquisas sobre currículo, práticas educativas e escola, com foco em instituições do/no campo e comunidades ribeirinhas em Mato Grosso. Intitulada “Currículo entre margens: cartografia de uma escola do campo em uma comunidade ribeirinha no sudoeste de Mato Grosso”, a pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), vinculada à linha Educação e Diversidade. A investigação tem como campo empírico a Escola Bento, localizada no distrito de Santa Fé, zona rural de São José dos Quatro Marcos – MT. Seus intercessores foram professoras e estudantes, especialmente uma turma trisseriada do 3º, 4º e 5º anos. A partir da questão: como o currículo da Escola Bento se articula com as forças do território, com as relações de saber-poder e com os processos de subjetivação dos sujeitos que vivem nas margens do Rio Bugres?, buscou-se compreender as tensões entre o pertencimento territorial e as políticas de esvaziamento e desterritorialização que incidem sobre a escola e a comunidade. O objetivo foi cartografar os modos como o currículo e as práticas pedagógicas da Escola Bento se constituem no cotidiano de uma comunidade camponesa/ribeirinha, evidenciando os atravessamentos históricos, políticos e afetivos que produzem subjetividades entre margens. Para isso, apostou-se na cartografia (Deleuze & Guattari, 2011) e nas narrativas (Benjamin, 1994; Maldonado, 2017) como procedimentos metodológicos, em uma pesquisa implicada e sensível. A composição da pesquisa se deu por meio de diários de campo, escuta atenta, acompanhamento da turma e da prática docente, entrevistas e interações em diversos espaços da escola: sala dos professores, refeitório, pátios, ensaios de quadrilha, confecção de enfeites e até caronas solidárias. Foi nesse entrelaçamento de afetos, tempos e espaços que a cartografia da escola foi se desenhando. Conclui-se que a Escola Bento não se constitui, formalmente, como uma escola do campo ou ribeirinha — nem em seu currículo, nem em sua estrutura institucional — sendo tratada oficialmente como salas anexas e extensões curriculares. No entanto, os sujeitos que habitam e atravessam esse espaço — crianças, professoras, famílias — levam o campo para dentro da escola, por meio de suas falas, gestos, saberes e práticas cotidianas. É nesse entre-lugar, entre margens e silêncios, que a Bento pulsa como um devir-escola, tensionando o instituído e abrindo brechas para outras formas de pertencimento e resistência.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 83187001 - MARITZA MACIEL CASTRILLON MALDONADO
Interna - 53664001 - ROSANE DUARTE ROSA SELUCHINESK
Interno - 884979001 - VILMAR ALVES PEREIRA
Externa à Instituição - OZERINA VICTOR DE OLIVEIRA - UFMT
Externo à Instituição - SANDRA KRETLI - UFES
Notícia cadastrada em: 04/11/2025 09:09
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1