CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNEMAT
Formação docente; Residência Pedagógica; Permanência universitária; UNEMAT.
O Programa Residência Pedagógica (PRP), instituído pela CAPES por meio da Portaria nº 38/2018, representou uma política pública voltada ao aperfeiçoamento da formação inicial docente, ao articular teoria e prática na formação dos licenciandos. Considerando sua relevância para a consolidação da identidade profissional e para a permanência dos estudantes na universidade, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), teve como objetivo compreender as contribuições do PRP para a permanência dos licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática, analisando sua implantação, implementação, finalização e continuidade por meio de sua integração ao Programa PIBID. Esse estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa acesso e permanência na educação superior (GPAPES). A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, de caráter descritiva e exploratória, por meio da pesquisa bibliográfica, documental e, aplicação de um inventário com questões enviadas por email, utilizando recursos remotos (Google Forms), para 08 acadêmicos do Curso de Matemática que participaram do Programa de Residência Pedagógica da Unemat no período de 2022 e 2023, bem como, para o coordenador do PRP e para a preceptora, professora da educação básica. As análises dos dados foram realizadas utilizando os procedimentos da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), permitindo a categorização das respostas em eixos temáticos que evidenciam motivações, experiências formativas, desafios e impactos do programa. Os resultados evidenciados estão em construção e serão apresentados na dissertação.