SOBRE VIVER E ENSINAR: DO SER MULHER E PROFESSORA NA REGIÃO SUDOESTE DO ESTADO DE MATO GROSSO
Mulheres. Professoras. Histórias de Vida. Educação. Resistencia
Este trabalho de pesquisa realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEDu-UNEMAT) tem como título: Sobre Viver e Ensinar: do Ser Mulher e Professora na Região Sudoeste do Estado de Mato Grosso. A proposta de pesquisa tem como objetivo investigar as trajetórias de vida de mulheres professoras da rede pública de ensino em Mato Grosso, com foco em suas vivencias, desafios e lutas na profissão docente, percorremos um trajeto que possibilite compreender como essas mulheres conciliam a vida profissional com a pessoal, os desafios enfrentados em um ambiente majoritariamente feminino que é o espaço escolar e como elas resistem e se transformam diante das adversidades. A pesquisa se justifica pela necessidade de evidenciar as histórias de vida das mulheres professoras, que coexistem em meio a invisibilidades e se sobrecarregam com múltiplas responsabilidades. Ao analisamos essas histórias, esperamos contribuir para uma compreensão mais profunda do papel das mulheres na educação e na sociedade, além de identificar estratégias de resistência e superação que poderá inspirar outras mulheres. O percurso metodológico que nos possibilitou o desenvolvimento desta pesquisa foi qualitativa com abordagem autoetnográfica. Foram realizadas entrevistas com mulheres professoras, na busca por captar suas narrativas de forma única e detalhada. Os dados coletados foram analisados a partir de uma perspectiva decolonial, que considera as relações de poder e as desigualdades históricas que afetam as mulheres. A partir das vivencias com as mulheres professoras que participaram da pesquisa foi possível conhecer as suas trajetórias de vidas, formações e atuações como professoras, destacando as lutas e superações que constituíram suas vidas pessoal e profissional. Além disso, elas apresentaram as possibilidades de estabelecer uma relação entre as histórias de vida, lutas, resistência de mulheres, e o trabalho docente como fator de transformação nas suas vidas. Espera-se com a pesquisa contribuir no campo da educação, ao possibilitar um olhar mais aprofundo sobre a experiência das mulheres professoras e seus desafios e que os resultados posam ser subsídios para políticas públicas e práticas pedagógicas que promovam a equidade de gênero e valorizem o trabalho docente.