A PRIMEIRA ESCOLA DE MIRASSOL D’OESTE: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PERÍODO DA COLONIZAÇÃO
Colonização; Cultura Escolar; Escola Municipal Benedito Cesário da Cruz; História Oral; Impacto sociocultural.
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu – Mestrado em Educação, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus universitário de Cáceres/MT e no Grupo de Estudo e Pesquisa Fronteiras: História, Educação, Trabalho, Patrimônio e Memória. O objeto de pesquisa será a escola municipal Benedito Cesário da Cruz, localizada em Mirassol d’Oeste - MT. A pesquisa tem como questão as perguntas: Como foi organizado o primeiro estabelecimento escolar de Mirassol d’Oeste no período de 1963 a 1975? De que forma as tradições, os costumes trazidos pelos migrantes influenciaram a constituição do currículo e integraram a cultura escolar da primeira escola de Mirassol d’Oeste? O objetivo geral é compreender como foi organizado o primeiro estabelecimento escolar de Mirassol d’Oeste durante o período de 1963 a 1975 e como as tradições, os costumes trazidos pelos migrantes, potencializaram o currículo e a cultura escolar da primeira escola de Mirassol d’Oeste. Com abordagem qualitativa, fenomenológica, os procedimentos utilizados foram os da Metodologia da História Oral juntamente à pesquisa bibliográfica e documental. Foram feitas cinco entrevistas tendo por base um roteiro de entrevistas como orientação. Os participantes da pesquisa foram: duas ex-alunas e três ex-professores da escola, sendo que as alunas, posteriormente foram professoras e assumiram funções como direção e coordenação também. Os dados, analisados com base na análise de conteúdo temática revelaram que a cidade se desenvolveu a partir da escola, mesmo no começo ela não tendo um ponto fixo, mudando-se frequentemente de lugar, ela era referência. Todos os encontros da comunidade, missas e festas religiosas, eram feitos nesse espaço escolar, revelando a importância simbólica e funcional da escola, além do ensino formal. Os primeiros professores eram leigos, não tinham formação, ensinavam para os alunos, o que haviam aprendido na sua época escolar, ou seja, as práticas pedagógicas eram rudimentares, como consequência, ensinavam da maneira que achavam certo. O ensino, portanto, seguia métodos tradicionais, pobre de metodologias, falta de recursos e formações, o civismo era bem praticado, cantavam hinos e faziam desfiles, como os de 7 de setembro, visto com bons olhos pela população da época, servindo como estratégia de manutenção da identidade social, e para suprir as necessidades metodológicas, sendo o caminho mais acessível que tinha na época, e que atendia a expectativa da população, por ordem, disciplina e pertencimento nacional.