EMPODERAMENTO FEMININO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. MILTON MARQUES CURVO - CÁCERES, MT.
Educação de Jovens e Adultos (EJA). Empoderamento feminino. Educação popular. Resistencia.
A presente dissertação em andamento, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), na linha de pesquisa Educação e Diversidade, investiga como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) contribui para os processos de empoderamento e emancipação de mulheres estudantes. A pesquisa, de caráter qualitativo e fundamentada na abordagem hermenêutica, teve como campo inicial a Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica Professor Milton Marques Curvo (Cáceres/MT). Contudo, entraves burocráticos impostos pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) inviabilizaram a realização das atividades no espaço físico escolar, exigindo o deslocamento do trabalho de campo para outros ambientes, onde foram construídos diálogos, realizadas as entrevistas e coletadas as narrativas com as estudantes da EJA. A investigação buscou compreender de que maneira os saberes cotidianos, as memórias e as trajetórias de vida das participantes se articulam à formação escolar, constituindo-se como dimensões de resistência, liberdade e transformação social. Inspirada em autores como Freire, Brandão, Pereira, Davis, Lugones, Hooks, Gadamer e Benjamin, a dissertação articula educação popular, epistemologias do Sul e feminismos decoloniais, evidenciando a centralidade da escuta e da escrita como práticas de reconhecimento e visibilidade.