PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E O SEU IMPACTO NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNEMAT/CÁCERES-MT NA PERCEPÇÕES DOS DOCENTES FORMADORES
Pedagogia Universitária; Licenciatura em Matemática; UNEMAT/Cáceres-MT; Docentes formadores de professores; Percepções docentes
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Pedagogia Universitária e seu impacto no desempenho acadêmico dos estudantes. Tem-se como objetivo geral compreender as percepções dos docentes formadores da Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Cáceres-MT, quanto à influência da sua Pedagogia Universitária no desempenho dos estudantes no decorrer do curso de graduação. A motivação para o estudo surge das observações do autor, egresso da referida licenciatura, que percebeu uma baixa taxa de conclusão do curso. Dessa forma, a pesquisa busca responder à seguinte questão problema: na percepção dos docentes formadores, de que modo a sua Pedagogia Universitária na Licenciatura em Matemática da UNEMAT, Campus de Cáceres-MT, tem contribuído para o desempenho dos estudantes do curso? Para isso, utiliza-se uma abordagem metodológica qualitativa, com o intuito de ampliar a compreensão sobre as práticas pedagógicas na Educação Superior e contribuir para seu aprimoramento. O estudo fundamenta-se em referenciais teóricos sobre Pedagogia Universitária e Educação Matemática, com ênfase na relação entre metodologias de ensino e desempenho acadêmico. A investigação estrutura-se em três fases: revisão de literatura, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com dez docentes do curso. Os resultados indicam que as taxas de reprovação em diversas disciplinas são elevadas. Quanto à percepção dos docentes sobre sua Pedagogia Universitária e o desempenho discente, constatou-se que a maioria dos entrevistados compreendem o conceito de acesso como sinônimo de ingresso, reconhecem suas responsabilidades nos índices acadêmicos, mas também apontam a influência de fatores externos no rendimento dos estudantes. Os docentes destacam dois principais fatores associados à reprovação: deficiências em conceitos básicos da Matemática, oriundas do ensino fundamental e médio, e dificuldades individuais dos alunos, como a necessidade de conciliar trabalho e estudos, além da falta de tempo para dedicação acadêmica. Além disso, apontam que metodologias de ensino e avaliação pouco eficazes, aliadas à insuficiência de apoio institucional, agravam o problema. Embora existam programas de permanência estudantil, estes não são suficientes para atender plenamente às necessidades dos acadêmicos, tampouco substituem a renda proveniente do trabalho formal. Diante desse cenário, os docentes sugerem a implementação de estratégias contínuas, especialmente nas disciplinas iniciais, onde as taxas de reprovação são mais altas. Entre as recomendações, destacam-se o monitoramento dos perfis estudantis para antecipação de dificuldades, o investimento em formação pedagógica docente, o fortalecimento de monitorias e a adoção de práticas de ensino mais dinâmicas e inclusivas. Conclui-se que a melhoria do desempenho acadêmico no curso de Licenciatura em Matemática da UNEMAT/Cáceres – MT, exige esforços conjuntos entre instituição, professores e alunos, com ênfase em políticas de permanência, inovação das práticas pedagógicas, Pedagogia Universitária dialógica/reflexiva e suporte acadêmico, visando reduzir a evasão e promover uma trajetória acadêmica mais satisfatória.