OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO: SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Projeto Pedagógico de Curso, Saúde da População Negra, Relações Étnico-Raciais, Ensino Superior, Enfermagem.
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar as relações étnico-raciais na formação acadêmica através da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de Enfermagem da UNEMAT, com a intencionalidade de desvelar como importantes ações políticas voltadas para a população negra são observadas nestes documentos, em especial a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). Como objetivos específicos, buscou-se identificar como se expressam nos PPCs e nos currículos dos cursos de Enfermagem da UNEMAT, as legislações para as Relações Étnico-Raciais e o cuidado da saúde da população negra, verificar as concepções dos coordenadores dos cursos de Enfermagem e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da UNEMAT, quanto às temáticas das Relações Étnico-Raciais, racismo institucional e Saúde da População Negra e observar quais estratégias são utilizadas pelos docentes para a abordagem deste tema nas suas atividades. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, que conta com levantamento bibliográfico, análise documental dos PPCs e entrevistas semiestruturadas. A realização desse estudo se apoia na preocupação sobre como a formação acadêmica na área da saúde tem preparado seus egressos para o cuidado da população negra; outra razão é escassez de trabalhos relacionados ao tema e a constatação através da bibliografia consultada de que a maioria das instituições de ensino superior ou não implementaram os conteúdos exigidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Estudo das Relações Étnico-raciais (DCNERER) ou o fizeram de forma rasa, transversal e sem articulação com a PNSIPN.