DESAFIOS DA EDUCAÇÃO REMOTA: RETENÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CAMPUS DE CÁCERES DA UNEMAT DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
educação superior; ensino remoto emergencial; retenção; pandemia da covid-19.
A pesquisa intitulada Desafios da Educação Remota: Retenção dos Acadêmicos do Campus de Cáceres da UNEMAT Durante a Pandemia de COVID-19 foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), dentro da linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, e está correlacionada ao Grupo de Pesquisa em Acesso e Permanência na Educação Superior (GPAPES) da mesma universidade. O objetivo principal da pesquisa foi analisar os efeitos do ensino remoto emergencial e suas repercussões na retenção de estudantes de licenciatura da UNEMAT, além de investigar os principais fatores que impactaram a trajetória acadêmica desses estudantes durante esse período específico de crise sanitária. A metodologia adotada para este estudo foi de abordagem quanti-quali (quantitativa e qualitativa), sustentada pelos pressupostos epistemológicos da abordagem crítico-dialética, conforme descrita por Gamboa (2007). Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por 36 questões, sendo 2 questões abertas e 34 questões fechadas. As questões abordaram três eixos principais: o perfil socioeconômico dos estudantes, o perfil acadêmico e a experiência com o ensino remoto emergencial. O questionário foi aplicado a 168 estudantes que, no período da pesquisa, se encontravam retidos na instituição. A pandemia de COVID-19 provocou uma reconfiguração sem precedentes nas operações acadêmicas globais. Instituições de ensino superior em todo o mundo foram forçadas a se adaptar rapidamente a novas realidades, como as restrições de mobilidade, as medidas de distanciamento social e a migração obrigatória para o ensino remoto. Essa transição abrupta alterou profundamente a maneira como o conhecimento foi transmitido e adquirido, além de expor desigualdades significativas na infraestrutura tecnológica e na capacidade das instituições de ensino em responder a crises de grande escala. A pesquisa, portanto, busca compreender como essas mudanças impactaram a permanência e o desempenho dos estudantes, considerando as condições específicas do Campus de Cáceres da UNEMAT, e os desafios que esses alunos enfrentaram para se manterem matriculados e progredirem em suas formações durante um período de incertezas e adaptação.