A EXPANSÃO DO GRUPO PRIVADO-MERCANTIL “SALTA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO
Educação Básica. Financeirização da Educação. Mercantilização da Educação. Privatização da Educação. Salta Educação.
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender os movimentos e as estratégias do capital privado - mercantil em direção a educação básica, tendo como foco de estudo a expansão do Grupo Educacional “Salta”, em Mato Grosso. Busca-se identificar quais interesses, além dos mais imediatos, existem por trás do deslocamento de fundos de investimentos para a educação básica e como esse movimento tem contribuído para o processo de financeirização da educação básica. Para isso elencou-se três objetivos específicos: 1) Analisar e caracterizar as formas de atuação na educação básica adotadas pela holding Eleva Educação “Salta” no Brasil; 2) Verificar como o Grupo Salta se insere no processo privado-mercantil em Mato Grosso; 3) Mapear as instituições pertencente ao Grupo Educacional Salta em Mato. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que incluiu pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais fontes primárias e secundárias, os dados do Censo da Educação Básica, Microdados do Censo Escolar encontrados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), relatórios e balanços contábeis do Grupo Salta. As buscas nos sites institucionais sendo necessário também a realização de buscas em endereços eletrônicos de jornais dedicados ao mercado educacional e junto aos principais jornais e cadernos de economia do País, como Folha de S. Paulo, Valor Econômico, O Globo, entre outros. Os resultados parciais apontam que a trajetória do Grupo Salta Educação se insere no fenômeno da privado-mercantil, pois as estratégias por ela desempenhadas têm como premissa fundamental a maximização dos ganhos detrimento de princípios educacionais.