Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE DOS SANTOS LOPES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE DOS SANTOS LOPES DA SILVA
DATA : 30/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Jane Vanine-Cáceres - PPGEDU
TÍTULO:

TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E SUAS INTERFACES COM A PERMANÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Superior; Estudantes com deficiênica; Permanência; Trajetórias.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

O acesso à educação superior brasileira historicamente tem raízes excludentes, nossos sistemas de ensino desde a educação básica até educação superior, constituiu-se de um ensino elitizado destinado a uma  parcela da sociedade e para pessoa com deficiência não seria diferente tendo em vista que, tanto as pesquisas recentes, como nos índices nacionais e  marcos temporais das políticas educacionais, revelam que a efetivação políticas de acesso e permanência para esse público na educação superior caminha a passos lentos. Esta pesquisa está inserida na temática das políticas de acesso e permanência à educação superior, com foco principal no acesso e permanência de pessoas com deficiência estudantes na Educação Superior. O estudo está vinculado à linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), do Grupo de pesquisa Políticas de Acesso e Permanência na Educação Superior (GPAPES) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), intitulada: “Trajetórias de Estudantes com Deficiência e suas Interfaces com a Permanência: Um estudo de Caso na Universidade do Estado de Mato Grosso” tendo como lócus o campus da UNEMAT de Cáceres-MT, ancorada nos aportes teóricos de Fávero (2000) Cunha (2004), Jannuzzi (2004), Mazzotta (2005), (Mantoan, 2006), Gamboa (2007),  Lima (2007), Maior (2017),  Resende (2019), Kortelt (2020),  Areas (2021), Araújo (2022), Ortiz (2022), Guedes (2022),  entre outros. De acordo com um levantamento do Ibge (2022), as pessoas com deficiência no Brasil têm menor acesso à educação superior. Neste contexto, a pesquisa procurou responder a seguinte problemática: como as políticas de acesso e permanência dos estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso, interferem nas trajetórias dos estudantes com deficiência durante os cursos de graduação? Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho consistiu em compreender as políticas, programas e ações de acesso e permanência para os estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso, tendo como referência o Campus Jane Vanini em Cáceres, e como estas interferem nas trajetórias dos estudantes com deficiência durante os cursos de graduação. A pesquisa tem uma abordagem quanti-qualitativa, sustentada nos pressupostos epistemológicos da perspectiva crítico-dialética descrita por Gamboa (2007), e um o estudo de caso. Como técnica de pesquisa utilizamos uma pesquisa a campo. Para coleta de dados utilizamos um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, elaborado no google forms enviado aos estudantes pelo e-mail e whatsapp conforme a lista disponibilizada pela Secretaria Acadêmica. A pesquisa foi organizada em quatro etapas complementares que auxiliaram no processo de coleta de dados, sendo realizada inicialmente a elaboração de um Balanço de Produção no Banco de Teses e Dissertações da CAPES sobre o tema nos 6 (seis) anos, mapeamento  junto a secretaria acadêmica dos estudantes que se declararam pessoas com deficiência após a implementação de política de ação afirmativa PcD e implementação do Sistema de gerenciamento Acadêmico que possibilitou o registro dos estudantes; na terceira etapa foi realizado o mapeamento das Políticas de  acesso e Permanências da UNEMAT; a quarta etapa foi a  aplicação do questionários com os estudantes autodeclarados PcDs no período de  2020 a 2023, no Campus Jane Vanini/ Cáceres-MT e, posteriormente realizamos a sistematização, organização e análises dos dados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011) reúne três processos para organização/sistematização dos dados, “a pré-análise”; “a exploração do material”; “o tratamento dos resultados, a inferência”.. Esta pesquisa está em andamento devendo os resultados serem apresentados ainda na qualificação.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 31286101 - ELIZETH GONZAGA DOS SANTOS LIMA
Interno - 83264001 - FERNANDO CEZAR VIEIRA MALANGE
Interna - 138555001 - ROSELY APARECIDA ROMANELLI
Externa à Instituição - CARINA ELIZABETH MACIEL - UFMS
Externa à Instituição - EDINEIDE JEZINE MESQUITA ARAUJO - UFPB
Notícia cadastrada em: 08/10/2024 07:55
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