Uma escola à margem da estrada: práticas e relações sociais da comunidade tradicional pantaneira do Porto Limão e a dialogicidade com a Escola Municipal Santa Catarina – Cáceres, MT.
Educação do Campo. Práticas sociais. Comunidades tradicionais. Mato Grosso. Dialogicidade.
A presente dissertação, desenvolvida por meio do curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso e inscrita na linha de pesquisa de Educação e Diversidade, apresenta uma proposta de pesquisa qualitativa baseada em uma abordagem histórico-dialética, tendo sido dividida em cinco etapas organizadas por: Levantamento bibliográfico, ida ao campo e aplicação de questionários durante a Pesquisa de Campo, aplicação de entrevistas/rodas de conversa e Análise de Dados. Destarte, a pesquisa tem como foco a abordagem da Comunidade Pantaneira Tradicional do Porto Limão, localizada em Cáceres, Mato Grosso. Dessa forma, o objetivo central da pesquisa foi compreender as complexas relações que influenciam a vida e a identidade cultural das comunidades tradicionais, sobretudo, as práticas e relações sociais da Comunidade Pantaneira Tradicional do Porto Limão em Cáceres -MT e a dialogicidade existente entre os atores sociais, a comunidade e a Escola Municipal Santa Catarina. Para tanto, o trabalho envolveu técnicas como análise documental, observação participante, entrevistas, rodas de conversa e aplicação de questionários semiestruturados. Sendo que a imersão no campo de estudo, com enfoque na Comunidade do Porto Limão, partiu de uma perspectiva etnográfica e permitiu a coleta de dados por meio da interação direta com os participantes, visando capturar os aspectos subjetivos do comportamento humano e dos fenômenos sociais, tomando os diálogos como fio condutor para as análises. As discussões deste trabalho foram balizadas por autores como: Paulo Freire, João Colares da Mota Neto, Aníbal Quijano, Miguel Arroyo, Roseli Caldart, Karl Marx, Catherine Walsh, Boaventura de Souza Santos, Y-fu Tuan, Paul E. Little, James Scott, Clifford Geertz, Roberto Cardoso de Oliveira, Mikhail Bakhtin entre outros. Este estudo buscou documentar e valorizar as subjetividades e a riqueza cultural da Comunidade tradicional do Porto Limão, destacando a necessidade de reconhecimento e preservação de sua identidade em face das transformações e desafios que enfrentam frente aos discursos hegemônicos. Além disso, pretendeu-se contribuir para a compreensão das complexas relações que moldam seus modos de vida, incentivando a formulação de políticas públicas mais eficazes nesse contexto.