FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE NOVA OLÍMPIA – MT (2019-2022)
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FUNDEF/FUNDEB. Valorização Profissional. Nova Olímpia – MT. Educação Básica. Carreira Docente.
A presente dissertação tem por objetivo discutir a problemática da valorização profissional da carreira docente, tendo como objeto de estudo 4 (quatro) escolas municipais de Nova Olímpia – MT, localizado a 157.60 km da capital Cuiabá, com população estimada em 21 mil habitantes. De caráter quantitativo, a pesquisa averigua, no município em questão, como a carreira do professor na educação básica vem sendo alicerçada nos últimos anos. Desse modo, a circunspeção de tal problemática é valorizada em seus diversos âmbitos (jornada de trabalho, repasses salariais, plano carreira, dentre outras especificidades) é investigada e delineada sob bases sociais e políticas, tendo em vista as diretrizes que regem a carreira docente, no ensino público. Para tal empreitada, a dissertação foi construída em três momentos, a saber: histórico e análise do FUBDEF/FUNDEB; Metodologia da pesquisa; e, por último, as análises sobre o município de Nova Olímpia – MT. Como aporte teórico, utilizaremos, primordialmente, Stephen BALL (2001), Odorico Ferreira CARDOSO NETO (2004), Sérgio Pinto MARTINS (2007), RIBEIRO, Josete Maria Cangussú & FIGUEIREDO, Geni Conceição (2020), bem como documentos legislativos e políticos que regem os direitos dos profissionais docentes da educação básica.