A NOVA GESTÃO PÚBLICA E A PERCEPÇÃO DOS DIRETORES ESCOLARES SOBRE A GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO ENTRE 2017 E 2022.
Nova Gestão Pública; Gestão Democrática; Estado de Mato Grosso. Diretores Escolares.
Esta dissertação insere-se na temática política e gestão educacional e tem por objetivo analisar a percepção dos diretores escolares sobre a influência da Nova Gestão Pública na gestão educacional e na gestão escolar da rede pública estadual de ensino de Mato Grosso entre 2017 e 2022. A Nova Gestão Pública é um programa de reforma da administração pública, orientada pela racionalidade neoliberal, cujas bases teóricas e conceituais provêm de várias tendências de orientação mercadológica e que tem como objetivo introduzir técnicas, métodos, valores, crenças, leis e marketing típicos da gestão das grandes corporações na administração pública, e nas reformas escolares. O conjunto de alterações na gestão e organização da educação pública de Mato Grosso sob a ingerência do setor privado nos levou ao seguinte questionamento: Princípios, valores, métodos e técnicas da Nova Gestão Pública, vêm influenciando a educação nas escolas públicas da rede pública estadual de Mato Grosso entre 2017 e 2022? Para responder ao problema de pesquisa desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e documental, contemplando o levantamento documental tais como: Leis, Decretos, Portarias, Resoluções, além da distribuição de um roteiro de questionário semi estruturado com o uso da ferramenta Google Forms aplicado a diretores escolares das escolas da rede pública estadual de ensino de Mato Grosso, observou por meio dos dados coletados nos questionários que os diretores têm conhecimento das mudanças que vem sendo inseridos nas escolas, principalmente relacionado ao processo democrático e a inserção de parcerias com o setor privado.