SABERES INDÍGENAS: UMA ABORDAGEM SOBRE O (RE)CONHECIMENTO DA ETNOCULTURA HALITI-PARESI NA ESCOLA ESTADUAL ANGELINA FRANCISCON MAZUTTI EM CAMPOS DE JÚLIO - MT
Haliti-Paresi, currículo escolar, Escola Angelina Franciscon Mazutti
Esta dissertação faz uma abordagem sobre políticas públicas de diversidade. Tem como foco a cultura indígena local e estudos sobre os Haliti-Paresi desenvolvidos pela Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti em Campos de Júlio-MT, juntamente com o material pedagógico oferecido pelo governo do estado de Mato Grosso. Os colaboradores da pesquisa são os professores de língua portuguesa (literatura), história e artes. O objetivo será a compreensão da política educacional de diversidade, proporcionada pela Lei 11.645/2008 considerando os profissionais do ensino e sua formação, o currículo escolar e os conteúdos/práticas pedagógicas que abordam diretamente os povos indígenas, especificamente, os Haliti-Paresi devido ser a única etnia presente ainda no município. A metodologia é qualitativa com auxílio do estudo de caso, aplicação de entrevistas junto aos docentes sobre a aplicabilidade do currículo escolar intercultural com foco a cultura Haliti-Paresi e o material pedagógico estruturado fornecido pela instituição Getúlio Vargas as escolas estaduais de Mato Grosso. A análise se fará permeando as revisões bibliográficas. Observa-se pela pesquisa que a instituição não ampara qualquer conhecimento referente a cultura indígena local, tão pouco em seu Projeto Político Pedagógico e seu currículo escolar vigente. A lei 11.645/2008 é tratada de forma genérica e superficial perfazendo uma educação generalizada baseada em valores políticos e sociais das maiorias e ignorando os povos originários, distanciando a realidade indígena da comunidade escolar