Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIMAR DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDIMAR DA ROCHA
DATA : 03/11/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA POR MEIO DO JOGO: UM ESTUDO DE CASO NA ALDEIA NOVA GERAÇÃO DO POVO NEGAROTÊ DO MUNICÍPIO DE COMODORO - MT


PALAVRAS-CHAVES:

Jogo; Identidade; Cultura; Infância Indígena


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Esta pesquisa tem como questão central revelar como os saberes presentes na temática do jogo, do brincar, do brinquedo, contribui na construção da identidade da criança indígena Negarotê, um subgrupo dos povos Nambikwara que fica localizada próximo à cidade de Comodoro no Estado de Mato Grosso na divisa com o estado de Rondônia. Para os aportes teóricos deste estudo, considerou-se como questão problema: Como o jogo influencia na construção da identidade da criança indígena na Aldeia Negarotê? Quanto os objetivos propostos para o referido estudo são: Descrever como é o cotidiano da criança indígena na aldeia Negarotê; Identificar qual a relação do jogar entre meninos e meninas e quais são seus jogos comuns; Pesquisar quais são os saberes tradicionais que as crianças têm na sua infância e qual sua relação na transmissão e no (s) transmissor (es) desses saberes; Constatar qual é o papel do ancião ou cacique com a construção da identidade das crianças da aldeia. O caminho metodológico desenvolvido, foi a pesquisa de campo, esta que parte da abordagem do problema, sendo guiada pelo método qualitativo. Ao propor a investigação do fenômeno jogo, seus sentidos e significados na infância da criança indígena Negarotê, entendemos a abordagem qualitativa adequada e coerente à proposta analítica a ser observada sobre a realidade daquele espaço no momento, e também em referência à razão que move a essas manifestações e como seus significados contribuem na formação individual e coletiva dos sujeitos. Até o presente momento quanto ao sujeito da pesquisa contamos com a colaboração de apenas um sujeito. Crendo que o objeto em estudo não se limita em mostrar apenas o que é, mas como os fatos, acontecimentos, realidades, vem ocorrendo, sendo assim foi utilizado nesta pesquisa várias formas de fazer registros como: a observação, entrevista, conversas formais e informais com o propósito de descrever os significados e suas realidades sobre o universo do brincar e seus jogos, que as crianças indígenas da aldeia Negarotê vivem.  Por meio desta pesquisa foi possível perceber que o jogo aqui em discussão compreende um universo de possibilidades na vida da criança indígena proporcionando-lhes aprendizados significativos, e é através deste jogo que é possível a criança se desenvolver, conhecer e interagir com os meios, é neste universo da fluidez e interação, que faz com que elas criem e recriem comportamentos e experiências do dia a dia respeitando as normas e regras da sociedade a qual estão inseridas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 38925002 - ALCEU ZOIA
Interno - 83187001 - MARITZA MACIEL CASTRILLON MALDONADO
Interno - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo à Instituição - BELENI SALETE GRANDO - UFMT
Externo à Instituição - JONATHAN STROHER - UFMT
Notícia cadastrada em: 12/10/2022 21:46
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