ETNOMATEMÁTICA NA CULTURA E NO CURRICULO ESCOLAR DO POVO KATITAURLU – ALDEIA SARARÉ – CONQUISTA D’OESTE/MT
Etnomatemática. Nambikwara. Katitaurlu. Interculturalidade
Esta pesquisa tem como o objetivo da pesquisa compreender as relações de interculturalidade e as práticas pedagógicas da Etnomatemática realizadas nas Salas Anexas da Escola Estadual Conquista D’Oeste e da Escola Municipal Nutajensu no interior da Aldeia Sararé junto ao povo Katitaurlu. Desenvolveu-se dentro da abordagem qualitativa e fenomenológica, com escutas e rodas de conversa. Os colaboradores/as da pesquisa são as professoras atuantes na sala de aula, lideranças indígenas e estudantes. Observou-se através da pesquisa que o povo Katitaurlu mantém a identidade e a cultura de forma valorizada e vivenciada dentro da aldeia; que a escola municipal indígena e as salas anexas da escola do estado são conquistas do povo mediante negociações interculturais. Há um desejo do fortalecimento de um currículo que atenda às necessidades do povo Katitaurlu. Identifica-se que o currículo está em constante transformação e é desafio que os etnoconhecimentos matemáticos sejam trabalhados efetivamente no espaço escolar. Foi possível identificar conceitos matemáticos presentes na arte, pintura e tecnologias próprios do povo, eles estão presentes em diversos espaços sendo eles escolares ou nos espaços de vivência e convivência do povo Katitaurlu.