Mapeamento de adoções de Sistemas Privados de Ensino em municípios mato-grossenses
Privatização; Educação infantil; Sistema Privado de Ensino.
Esta pesquisa possui como objetivo mapear os municípios do Estado de Mato Grosso para identificar quais adotaram Sistemas Privados de Ensino-SPE para a pré-escola, no período de 2015-2019. Realiza-se esse recorte temporal por abranger duas gestões municipais anteriores à pandemia. Esta dissertação também se articula ao projeto “Análise da incidência de atores privados junto à rede estadual de ensino do Mato Grosso para oferta educacional”, coordenado pela pesquisadora Dra. Theresa Maria de Freitas Adrião e financiado em parte pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ. Dialoga com pesquisas anteriores sobre o tema, principalmente com Adrião (et al 2009), que auxiliará também na caracterização deste tipo de incidência em municípios mato-grossenses, pois identificar as empresas que vendem os desenhos pedagógicos para as redes municipais de ensino integra os dados analisados neste estudo, cujo conjunto permitirá contribuir para o entendimento das condições objetivas e específicas nas quais os interesses do campo dos negócios e das corporações se apresentam na educação das redes municipais de ensino do estado de Mato Grosso, dialoga-se também com trabalhos realizados sobre o tema para outros contextos. Esta dissertação realiza abordagem quanti-qualitativa, com pesquisa documental exploratória em fontes primárias e secundárias em sites institucionais sobre a privatização do currículo. Evolui-se em duas sessões antes de apresentar os dados resultantes da investigação, incialmente discute-se o cenário do capitalismo contemporâneo em que a educação está inserida, bem como se dá a inserção de grupos empresariais no setor público em processos de privatização. Na sessão dois apresenta-se o Ensino no estado de Mato Grosso e características das suas regiões intermediárias. Na sessão três apresentar-se os dados coletados até a fase de qualificação, que demonstram até o momento, vez que esta dissertação ainda não se encontra concluída, o que se pôde observar é significativa presença de grupos empresariais na educação básica de Mato Grosso que atuam na dimensão do currículo e principalmente na Educação Infantil. Ainda há que se aguardar um pouco mais pois futuros dados podem traçar perfil diferentes do que se desenha até o momento.