A EDUCAÇÃO INFANTIL DAS CRIANÇAS PANTANEIRAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CHUMBO EM POCONÉ – MT
Educação Infantil. Crianças Pantaneiras. Crianças Quilombolas. Identidade.
A presente pesquisa intitulada “A Educação Infantil das Crianças Pantaneiras na Comunidade Quilombola do Chumbo de Poconé - MT” tem como objetivo compreender as significações das relações pedagógicas específicas ao desenvolvimento da constituição da identidade coletiva pantaneira/quilombola das crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil Vovó Teófila. Buscou identificar quais elementos da cultura quilombola e pantaneira as crianças da educação infantil vivenciam em seus cotidianos e como são significados no desenvolvimento das práticas pedagógicas. Parte do princípio de que a Educação Infantil consiste em um direito de todas as crianças brasileiras de 0 até 6 anos de idade. A pesquisa de abordagem qualitativa, na perspectiva teórico-metodológica “Rede de Significações” (ROSSETTI-FERREIRA et. All. 2004) foi realizada no Centro de educação infantil Vovó Teófila na Comunidade Quilombola do Chumbo no município de Poconé-MT, no período de fevereiro a outubro de 2020, dividido em três etapas complementares: observação participante com registros em caderno de campo, filmagens e fotografias; análise do Projeto Político Pedagógico da Instituição de Educação Infantil; e realização de entrevistas com professores/as, coordenadora pedagógica, diretora escolar, profissionais de apoio pedagógico e anciãos da comunidade. Os sujeitos da pesquisa foram a diretora, coordenadora pedagógica, professoras, funcionárias do apoio administrativo, 128 crianças da educação infantil, 03 anciãos da comunidade. Os principais teóricos que possibilitaram a tessitura de uma rede de significados atribuídos à educação infantil das crianças quilombolas/pantaneiras foram: Bakhtin (1981, 1997, 1999), Barbosa (2008), Blabla (1998), Castilho (2011, 2019), Ceswell (2010), Charlot (2000, 2011, 2013), Ferreira (2014), Freire (1996, 2000, 2006), Hall (2006), Libâneo (2008), Minayo (2010), Moura (1997), Munanga (2006), Pasuch (2005, 2012), Piaget (1987), Tiriba (2016, 2018), Valsiner (1987,1997). Vygotsky (1991; 1993), Wallon (in Werebe & NadelBrulfert,1986), e, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), Base Nacional Comum Curricular (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola (2012), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2009). As informações nos mostram o tão importante é se trabalhar a diversidade com as crianças na educação infantil para que desde pequenas elas se sintam amadas, se amem e começam a desenvolver o sentimento do pertencimento bem como o respeito a sua origem e a sua identidade. É perceptível a preocupação e a luta coletiva da comunidade por politicas públicas que garantam uma educação infantil de qualidade para todas as crianças matriculadas em escolas quilombolas. Esta pesquisa é de grande relevância social e acadêmica, muito contribuirá com futuras pesquisas sobre educação infantil quilombola.