A Formação do Docente Universitário NO Núcleo de Prática Jurídica e a Pedagogia Universitária: Desafios no Curso de Direito da UNEMAT – campus “jane vanini” - Cáceres/MT
Pedagogia Universitária. Prática jurídica. Formação docente bacharel. Práticas pedagógicas na graduação em Direito.
A formação dos bacharéis em Direito ocorre na Universidade em cursos de graduação, por docentes universitários também bacharéis que ensinam a profissão sem uma formação pedagógica para isso. A Pedagogia Universitária é um campo de estudo que se preocupa com a formação dos profissionais no âmbito da Universidade, tanto de estudantes como os docentes universitários. Este estudo se concentra na formação inicial dos bacharéis em Direito, explorando como a formação pedagógica dos docentes universitários que atuam no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) influencia a construção de práticas pedagógicas emancipatórias e o desenvolvimento de uma formação crítica nos futuros profissionais do Direito. Tem-se como questão de norteadora: Como a formação pedagógica dos docentes que atuam no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito influencia suas práticas pedagógicas e o aprendizado dos futuros bacharéis em Direito no Curso de Bacharelado em Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus universitário “Jane Vanini” - Cáceres-MT? A partir dessa questão, elegeu-se o objetivo geral desta investigação: analisar como a formação pedagógica dos docentes do Núcleo de Prática Jurídica influencia suas práticas pedagógicas e o aprendizado dos futuros bacharéis em Direito. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com os seguintes procedimentos: bibliográficos, documental e de campo. Serão analisados os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Bacharelado em Direito da UNEMAT/Cáceres e as Resoluções da Universidade que dizem respeito ao estágio supervisionado. Na pesquisa campo, o instrumento de coleta de dados será o questionário de caracterização e entrevista semiestruturada com docentes e estudantes. Na análise dos dados utilizar-se-á a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016).