EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: COMPARATIVO ENTRE A ESCOLA PÚBLICA CONVENCIONAL E A ESCOLA PÚBLICA MILITARIZADA
Educação Física. Escola pública militarizada. Escola pública convencional. BNCC. DRC/MT.
A Educação Física no âmbito da Base Nacional Comum Curricular está inserida na área de Linguagens e suas Tecnologias, concebida enquanto componente curricular que, segundo o Documento de Referência Curricular do Mato Grosso, estuda a cultura corporal do movimento que é tematizada por meio das praticas corporais. Mais do que ensinar habilidades motoras, o objetivo da Educação Física é formar cidadãos conscientes e críticos, e que o movimento humano não é meramente o deslocamento de uma parte ou do corpo inteiro – ele sempre possuirá um sentido cultural. Consequentemente, cada tipo de movimento terá sempre uma história e um significado. A cultura corporal do movimento impactam não só na promoção da saúde, como o convívio social em diversas escalas, assim como na expressão individual e coletiva. Para tal é necessário usar estratégias metodológicas aplicada a uma Educação Física preocupada com a transmissão e a produção de conhecimentos significativos dentro do processo escolar. De modo a questionar-se: Quais são as diferenças e as semelhanças das perspectivas pedagógicas e das estratégias metodológicas, referentes ao componente curricular da Educação Física, utilizadas pelos docentes em exercício, no Ensino Médio, da escola pública convencional e da militarizada? E desse modo o escopo do estudo é o de comparar as perspectivas pedagógicas e as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores do Ensino Médio, referente ao componente curricular Educação Física nos dois modelos de escola pública. O lócus da pesquisa abrange duas escolas públicas estaduais, localizadas no município de Cáceres-MT, sendo uma no modelo convencional e a outra militarizada. A escola pública militarizada e a escola pública convencional selecionadas, para resguardá-las, assim como também, o anonimato dos sujeitos nelas lotados, foram nominadas de Escola Estadual Marechal Rondon e Escola Estadual Paulo Freire respectivamente escola pública militarizada e escola pública convencional. Localizadas no perímetro urbano da cidade, possuem infraestrutura para desenvolverem a disciplina com qualidade e oferecem o ensino médio. Foram 4 professores graduados em educaçao física que aceitaram participar da pesquisa.Utilizou-se de duas técnicas de coletas de dados: observação não participante e a entrevista estruturada cuja relação de perguntas foram elaboradas a partir da observação. A análise dos dados fundamenta-se na análise de conteúdo de Laurence Bardin, o que nos permitiu extrair informações significativas e inferir conhecimentos relevantes para a compreensão da prática pedagógica da Educação Física desenvolvida nesses dois modelos de escolas públicas existentes no estado de Mato Grosso.