MÍDIAS DIGITAIS EM SALAS MULTISSERIADAS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS EM UMA ESCOLA DO CAMPO, EM PORTO ESPERIDIÃO-MT
Prática pedagógica. Aprendizagem, Mídias e desenvolvimento
O presente estudo tem como foco principal compreender as influências das mídias digitais no processo pedagógico dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental II em salas multisseriadas de uma Escola do campo, situada na Vila Bocaiuval, no município de Porto Esperidião-MT. Para tanto, trata-se de uma pesquisa empírica, configurando-se como estudo de caso, com base no viés sociointeracionista, com abordagem qualitativa e com enfoque fenomenológico, visando captar a essência do fenômeno em foco. Com essa finalidade o texto dissertativo foi dividido quatro momentos: Revisão bibliográfica; Revisão Integrativa; Percurso teórico- metodológico o qual a compreensão das experiências vividas pelos sujeitos com descritas por meio de Observações guiadas por roteiros, caderno de campo e entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes, finalizando com a análise fenomenológica e hermenêutica utilizando a proposta de Bicudo (2000; 2011) buscando interpretar e desvelar os sentidos , a partir leitura criteriosa e sensível aos relatos dos sujeitos considerando todo campo existencial em que está inserido. Os desdobramentos desta pesquisa não apenas contribuirão significativamente para o enriquecimento de outras produções científicas, mas também desencadearão uma profunda reflexão sobre a integração das mídias nas práticas pedagógicas dos professores, avaliando seus efeitos no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos adolescentes que compõem a etapa do ensino fundamental II. Além disso, analisaram de maneira criteriosa se essa integração verdadeiramente valoriza as tradições da comunidade local, promovendo um acesso equitativo a esse conhecimento.