Banca de QUALIFICAÇÃO: NUBYA BORGES ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NUBYA BORGES ARAÚJO
DATA : 06/12/2024
HORA: 08:00
LOCAL: sala virtual: https://meet.google.com/khx-zkgb-qbi
TÍTULO:

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA ALFABETIZA MT


PALAVRAS-CHAVES:

Qualificação Profissional; Docência; Desenvolvimento Profissional.  


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEFOPE). Teve com o objetivo geral, analisar a formação continuada ofertada aos professores alfabetizadores da rede pública de ensino do município de Curvelândia/MT, pelo Programa Alfabetiza-MT, com vistas a compreender se os desdobramentos da formação oferecida pelo referido Programa têm contribuído para a qualificação acadêmica e profissional destes professores. Em consideração ao objetivo geral, elaborou-se os seguintes objetivos específicos: investigar as diretrizes pedagógicas do Programa Alfabetização MT e sua relação com o processo de formação continuada dos professores alfabetizadores; identificar os principais conteúdos abordados na formação continuada ofertada pelo Programa Alfabetiza MT aos professores alfabetizadores; destacar as expectativas e os principais desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores para participarem da formação continuada ofertada pelo Programa Alfabetiza MT; analisar a relação entre a formação continuada oferecida pelo Programa Alfabetiza-MT e a satisfação dos professores alfabetizadores que participaram das formações em relação ao seu desenvolvimento profissional. De abordagem qualitativa, além do levantamento bibliográfico e documental, a pesquisa se valeu do questionário, com questões elaboradas no google forms, e de entrevistas com questões estruturadas, como instrumentos utilizados para a geração de dados junto aos professores alfabetizadores vinculados ao Programa Alfabetiza MT e que participam das formações continuadas ofertadas por este Programa. Como resultados tem-se que os desdobramentos das ações de formação continuada realizadas pelo referido Programa revelam a desconexão entre as necessidades reais dos professores e os conteúdos abordados. Embora o Programa tenha como objetivo melhorar a prática pedagógica, as formações não atendem adequadamente às demandas dos educadores, o que compromete a eficácia das ações propostas. Os resultados denotam uma abordagem superficial das dinâmicas das formações, que acrescida da sobrecarga de trabalho dos profissionais resultam em uma formação que pouco contribui para a melhoria da prática docente, e, consequentemente do processo de aprendizagem dos alfabetizandos. As informações analisadas indicam a necessidade urgente de repensar a metodologia e a abordagem dessa formação continuada para que ela realmente contribua para o aprimoramento da prática pedagógica dos  professores alfabetizadores de Mato Grosso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interno - 247541002 - JAIRO LUIS FLECK FALCAO
Interna - 53664001 - ROSANE DUARTE ROSA SELUCHINESK
Externa à Instituição - CRISTIANE APARECIDA BAQUIM - UFV
Externa à Instituição - MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA - UFV
Notícia cadastrada em: 14/11/2024 09:42
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1