FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA ALFABETIZA MT
Qualificação Profissional; Docência; Desenvolvimento Profissional.
A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEFOPE). Teve com o objetivo geral, analisar a formação continuada ofertada aos professores alfabetizadores da rede pública de ensino do município de Curvelândia/MT, pelo Programa Alfabetiza-MT, com vistas a compreender se os desdobramentos da formação oferecida pelo referido Programa têm contribuído para a qualificação acadêmica e profissional destes professores. Em consideração ao objetivo geral, elaborou-se os seguintes objetivos específicos: investigar as diretrizes pedagógicas do Programa Alfabetização MT e sua relação com o processo de formação continuada dos professores alfabetizadores; identificar os principais conteúdos abordados na formação continuada ofertada pelo Programa Alfabetiza MT aos professores alfabetizadores; destacar as expectativas e os principais desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores para participarem da formação continuada ofertada pelo Programa Alfabetiza MT; analisar a relação entre a formação continuada oferecida pelo Programa Alfabetiza-MT e a satisfação dos professores alfabetizadores que participaram das formações em relação ao seu desenvolvimento profissional. De abordagem qualitativa, além do levantamento bibliográfico e documental, a pesquisa se valeu do questionário, com questões elaboradas no google forms, e de entrevistas com questões estruturadas, como instrumentos utilizados para a geração de dados junto aos professores alfabetizadores vinculados ao Programa Alfabetiza MT e que participam das formações continuadas ofertadas por este Programa. Como resultados tem-se que os desdobramentos das ações de formação continuada realizadas pelo referido Programa revelam a desconexão entre as necessidades reais dos professores e os conteúdos abordados. Embora o Programa tenha como objetivo melhorar a prática pedagógica, as formações não atendem adequadamente às demandas dos educadores, o que compromete a eficácia das ações propostas. Os resultados denotam uma abordagem superficial das dinâmicas das formações, que acrescida da sobrecarga de trabalho dos profissionais resultam em uma formação que pouco contribui para a melhoria da prática docente, e, consequentemente do processo de aprendizagem dos alfabetizandos. As informações analisadas indicam a necessidade urgente de repensar a metodologia e a abordagem dessa formação continuada para que ela realmente contribua para o aprimoramento da prática pedagógica dos professores alfabetizadores de Mato Grosso.