Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO HENRIQUE DE SOUZA LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FÁBIO HENRIQUE DE SOUZA LACERDA
DATA : 30/10/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA: INTERCULTURALIDADE E O SABER MATEMÁTICO


PALAVRAS-CHAVES:

Etnomatemática. Saberes indígenas. Educação matemática. Currículo escolar. Práticas culturais.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo principal investigar a valorização dos saberes indígenas na Educação Matemática, utilizando a abordagem etnomatemática como ferramenta para integrar os conhecimentos tradicionais das comunidades indígenas ao ensino da matemática. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do projeto "Ação Saberes Indígenas na Escola", coordenado pela UFMT e realizado em parceria com professores indígenas das etnias Apiaká, Kayabi e Munduruku. O objetivo principal da pesquisa foi analisar como as oficinas de etnomatemática podem contribuir para a valorização dos saberes matemáticos indígenas e para o desenvolvimento de uma educação matemática intercultural. Para isso, foram utilizadas técnicas como observação participante, diário de campo e análise documental, permitindo uma imersão no cotidiano das comunidades e a coleta de dados por meio da interação direta com os participantes. Este estudo buscou documentar e valorizar os conhecimentos matemáticos das comunidades indígenas, destacando a relevância de integrar esses saberes ao ensino da matemática, promovendo uma educação intercultural. As oficinas de etnomatemática realizadas nas comunidades demonstraram que os conhecimentos matemáticos tradicionais, muitas vezes negligenciados, são fundamentais para a formação dos alunos, pois estão intrinsecamente ligados à cultura, história e práticas cotidianas das comunidades indígenas. Além disso, a pesquisa identificou desafios, como a falta de materiais didáticos adequados e a resistência à inclusão dos saberes indígenas nos currículos tradicionais, propondo reflexões sobre a necessidade de políticas públicas que respeitem e promovam a diversidade cultural. Assim, a dissertação contribui para a compreensão das complexas relações entre educação, cultura e identidade, enfatizando a etnomatemática como uma abordagem transformadora no processo de ensino-aprendizagem.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 38925002 - ALCEU ZOIA
Interna - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externa ao Programa - 31482100 - IVETE CEVALLOS
Externo à Instituição - ADRIANO BATISTA CASTORINO - UFT
Externa à Instituição - HELEN ARANTES MARTINS - UNIR
Notícia cadastrada em: 09/10/2024 17:16
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