Banca de QUALIFICAÇÃO: JOZIVALDO ALVES MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOZIVALDO ALVES MARTINS
DATA : 30/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/ggb-zria-zjf
TÍTULO:

PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: AS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES FORMADORES SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNEMAT/CÁCERES-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia Universitária; Licenciatura em Matemática; UNEMAT/Cáceres.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Pedagogia Universitária e o desempenho acadêmico de alunos. Tem-se como objetivo geral compreender as percepções dos docentes formadores da Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Matemática (UNEMAT), Campus de Cáceres/MT, quanto a influência da sua Pedagogia Universitária no desempenho dos estudantes no decorrer do curso de graduação. Tal estudo é motivado por observações pessoais do autor que é egresso da referida licenciatura e durante seu período como estudante notou que taxa de conclusão do curso era muito baixa. A pesquisa busca responder à questão: Na percepção dos docentes formadores, de que modo a sua Pedagogia Universitária na Licenciatura em Matemática da UNEMAT, Campus de Cáceres/MT, tem contribuído para o desempenho dos estudantes do curso? Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, o trabalho busca contribuir para o entendimento e aprimoramento da prática educativa no ensino superior, com foco no curso de Licenciatura em Matemática da UNEMAT, Campus Cáceres-MT. A pesquisa está estruturada em três fases principais: na primeira fase, realizou-se revisão da literatura sobre Pedagogia Universitária e o desempenho dos estudantes no ensino superior no contexto de cursos de Licenciatura em Matemática; na segunda fase, analisou-se documentos relativos à aprovação e reprovação por disciplina em cada semestre, assim foi possível traçar um panorama do desempenho dos estudantes no recorte temporal 2018/2 a 2023/2 por meio de informações fornecidas pela Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) e pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG); a terceira fase, constitui-se de entrevistas semiestruturadas com os docentes formadores que atuaram no curso durante o período pesquisado para entender as percepções deles quanto a suas práticas pedagógicas e o desempenho dos estudantes. Os primeiros resultados obtidos por essa pesquisa ainda na fase de revisão de literatura, mostram a importância de os docentes formadores adotarem práticas pedagógicas reflexivas e fazerem uma revisão das metodologias de ensino, da melhoria do acesso às bolsas de estudo e uma melhor adequação das disciplinas pré-requisito. Através das informações obtidas na segunda fase percebe-se alguns padrões para os casos de evasão, retenção e conclusão de que forneceram dados para uma base empírica sobre as tendências e dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante o curso. A pesquisa propõe que mudanças curriculares sejam implementadas para incluir estratégias de ensino inovadoras, como aprendizado baseado em projetos e uso de tecnologias educacionais que poderiam facilitar o desenvolvimento dos conceitos matemáticos e melhorar os índices de aproveitamento do curso.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDSON PEREIRA BARBOSA - UFMT
Externo à Instituição - EMERSON DA SILVA RIBEIRO - UNIR
Interno - 83269001 - LAUDEMIR LUIZ ZART
Presidente - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Externo ao Programa - 37106002 - MARCOS FRANCISCO BORGES
Notícia cadastrada em: 08/10/2024 17:27
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1