A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO ARTICULADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Formação Matemática do Pedagogo. Educação Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Docência.
Este trabalho de dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, cuja temática central é a Formação Matemática do Pedagogo e o ensino de Matemática anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como questão norteadora: Como o currículo da formação inicial dos pedagogos os prepara para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva de estudantes e docentes da Pedagogia da UNEMAT/Cáceres? Tem-se como objetivo geral compreender a articulação dos conhecimentos específicos e pedagógicos da formação matemática para os anos iniciais do ensino fundamental no currículo da formação inicial dos pedagogos, na perspectiva dos estudantes e docentes da Pedagogia da UNEMAT/Cáceres. A pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-formação com as estratégias do estudo de caso, em que utilizaremos dos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O lócus da pesquisa é o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário “Jane Vanini”, no município de Cáceres-MT. Os sujeitos participantes da pesquisa foram organizados em dois grupos, sendo eles os docentes do curso de Pedagogia que estão envolvidos com a formação matemática e responsáveis pelas disciplinas de Conteúdos e Metodologias da Matemática para o Início da Escolarização I e II e Estágios Curriculares Supervisionados e os estudantes das últimas esferas (7ª e 8ª) do mesmo curso. Para a obtenção dos dados, utilizou-se os procedimentos bibliográficos, documentais e de campo. Usou-se de questionário para traçar o perfil dos participantes e de rodas de conversas com ambos os grupos de participantes. Em seguida, os dados foram organizados em categorias com base no referencial teórico adotado e na aplicação da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016).