Banca de DEFESA: Andréia Moreira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Andréia Moreira
DATA : 24/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Mestrado de Educação
TÍTULO:

Práticas Sociais Pedagógicas no PIBID-Educação do Campo: formação para a docência no período de 2011 a 2014, no curso de Pedagogia na UNEMAT – Campus Cáceres.


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas Pedagógicas; Educação do Campo; Iniciação à Docência; PIBID.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Cáceres, na linha de pesquisa Educação e Diversidade, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Docência (GFORDOC). A temática principal foram as práticas pedagógicas realizadas no Subprojeto: PIBID- Educação do Campo “Vivências em Situação Escolar”, para o exercício profissional docente e o significado de tais atividades para o contexto da escola/comunidade. O Subprojeto foi desenvolvido na Escola Estadual Mário Duílio Evaristo Henry, localizada no Assentamento Sadia–Vale Verde no município de Cáceres MT. Os objetivos específicos consistiram em: analisar as práticas sociais pedagógicas no processo de interação dos saberes universitários com os saberes escolares e cotidianos em meio as perspectivas e os desafios no processo de ensino-aprendizagem. Entender a formação desenvolvida a partir de práticas sociais pedagógicas para o exercício profissional docente e os significados das experiências de aprendizagens realizadas no PIBID- Educação do Campo. Explicar as práticas sociais pedagógicas no processo de formação docente para o aprofundamento da relação entre teoria e prática fundamentada no domínio do conhecimento científico e tecnológico. A pesquisa está orientada pelo método do materialismo histórico-dialético sendo esta a abordagem epistemológica de análise da prática pedagógica e aborda sobre a superação da etapa de senso comum educacional. Partimos da pesquisa documental analisando os relatórios do subprojeto guardados no Núcleo Unitrabalho. Os instrumentos de coleta de dados foram aplicados a um total de dez (10) egressas as quais foram bolsistas do subprojeto PIBID-Educação do Campo, sendo estes: o questionário de caracterização das egressas, que foi elaborado no Google Forms, sendo complementado pela entrevista semiestruturada que foi realizada via google meet, devido algumas residirem fora do município de Cáceres e do Estado de Mato Grosso. Para análise dos dados embasamo-nos em Saviani (2005), através de um diálogo reflexivo e sistemático dos dados levantados e pesquisas produzidas no campo empírico, como também no relatório final do subprojeto. Desta maneira trabalhamos com dados já existentes e também com dados coletados durante o processo de investigação. A partir da análise dos dados, enfatizando a formação a partir das práticas sociais pedagógicas desenvolvidas no subprojeto, identificamos que a formação oferecida pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) possibilitou a aquisição de um novo olhar sobre as formas de ensinar e aprender, desenvolvendo tanto a subjetividade como docente, quanto os primeiros pilares de uma docência organizada em sentidos significativos do saber e saber fazer. Apontamos a importância das políticas públicas de formação, em especial o PIBID, como fator significativo no desenvolvimento da formação docente, no viés teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem. As experiências compartilhadas promoveram conhecimentos pautados no princípio da solidariedade e cooperação trazendo maior compreensão acerca dos saberes científicos e populares na perspectiva da formação para o desenvolvimento da Educação do Campo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83269001 - LAUDEMIR LUIZ ZART
Externo ao Programa - 38929101 - ODIMAR JOAO PERIPOLLI
Externo à Instituição - ADEMAR DE LIMA CARVALHO - UFR
Notícia cadastrada em: 31/07/2023 16:54
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1