A PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENÁRIO DE PANDEMIA DO COVID-19 COM O ENSINO REMOTO E AS IMPLICAÇÕES NO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
permanência no ensino médio; ensino remoto emergencial; cenário de pandemia da covid -19; acesso à educação superior.
A presente pesquisa sobre a permanência no ensino médio no cenário de pandemia do covid-19 com o ensino remoto emergencial e as implicações no acesso à educação superior, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT está vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, correlacionada ao Grupo de Pesquisa em Acesso e Permanência na Educação Superior – GPAPES da UNEMAT. Seu objetivo foi analisar a permanência dos estudantes no Ensino Médio (EM), principalmente após ter se tornado obrigatória pelo Estado de Mato Grosso, no cenário de pandemia da covid-19, a adoção do Ensino Remoto Emergencial, enfatizando os desafios para o acesso à Educação Superior (ES) no ano civil de 2021. Deste modo, utilizamos como método de pesquisa um estudo de caso com abordagens: quantitativas e qualitativas, cujo primeiro passo foi a realização de um estudo teórico/bibliográfico com o objetivo de adquirir pressupostos teóricos e científicos para compreender com maior profundidade o assunto abordado. Posterior ao levantamento bibliográfico, foi realizado um levantamento de dados estatísticos, relacionados a permanência no EM disponíveis com consulta pública em portais específicos e, consequentemente, analisar estes dados na unidade de ensino EE “Onze de Março”, por meio dos seguintes documentos: Projeto Político Pedagógico (PPP), matrizes curriculares do EM, Atas de acompanhamento anual e de resultados finais das turmas, livro de registro de protocolos de retiradas de documentos dentre outros adotados pela unidade escolar da rede estadual de ensino, mantida pela Seduc/MT, no município de Cáceres, que atende somente estudantes de Ensino Médio. Para dar subsídios às análises foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 36 questões abertas e fechadas, aplicado aos estudantes que cursaram os 3º Anos em 2020 (possíveis sujeitos da pesquisa 184 estudantes regularmente matriculado) na EE “Onze de Março” no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e ingressantes na Educação Superior no ano civil de 2021, totalizando 52 ingressantes e destes 47 sujeitos responderam de forma colaborativa a pesquisa, independentemente do tipo de IES (pública ou privada) e da modalidade presencial, semipresencial ou a distância.