A PRÁTICA PEDAGÓGICA E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ATLETISMO NO CONTEXTO ESCOLAR
Prática Pedagógica. Percepção da prática. Professores. Treinadores. Atletismo.
O desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física/Treinadores tem recebido atenção em inúmeras investigações em âmbito nacional e internacional, com foco na construção da sua prática profissional e/ou sobre como aprendeu as habilidades para a profissão. As investigações realizadas até o momento nos sinalizam que as aprendizagens ocorrem em diferentes contextos, ambientes e situações. A interação entre esses fatores pode influenciar no desenvolvimento e construção da prática pedagógica, tornando-a uma prática social. Assim, essa pesquisa tem como objetivo compreender a relação entre a prática pedagógica e a percepção do processo de aprendizagem dos profissionais de educação física que atuam na modalidade de atletismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Participam da pesquisa 12 treinadores de atletismo em nível escolar do estado de Mato Grosso. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiestruturado desenvolvido para essa pesquisa e aplicado em forma de entrevista. A pesquisa foi submetida e aprovada em comitê de ética em pesquisa com seres humanos. A dissertação está estrutura em três capítulos, sendo: I- A introdução, que oferece elementos que nos possibilitam compreender os encaminhamentos da pesquisa; II- No qual abordaremos a prática pedagógica e temas transversais, que nos possibilitaram dialogar sobre a intencionalidade docente, e aprendizagem profissional, em busca de explicar como o professor aprende a dar aula; III – Resultado e análise das entrevistas com os professores/treinadores [em construção]. Com isso, buscamos compreender a relação entre a prática pedagógica e a percepção do processo de aprendizagem dos profissionais de educação física que atuam na modalidade de atletismo.