A PRESENÇA DOS INDÍGENAS HALITI-PARESI NAS ESCOLAS URBANAS DE CAMPO NOVO DO PARECIS
Estudantes indígenas em escolas urbanas. Cultura. Interculturalidade crítica
Esta dissertação, cujo tema “A Presença dos Alunos Indígenas Haliti-Paresi nas Escolas Urbanas de Campo Novo do Parecis - MT”, tem como proposta compreender como a escola pública urbana do município se relaciona com seus alunos indígenas e de como as ações por ela exercidas reverberam na aprendizagem dos alunos indígenas Paresi. Também observamos os múltiplos olhares neste espaço-tempo e os desafios de uma educação intercultural. Os(as) autores(as), em especial os que contribuíram para uma discussão teórica e aprofundamento do estudo nesta temática, foram: Candau (2003; 2008; 2012); Bhabha (1998); Hall (1996); Santos (2002; 2003; 2007; 2010); Walsh (2009; 2021), dentre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino em que estão matriculados 17 alunos indígenas da etnia Haliti-Paresi, neste ano de 2021. Os alunos são originários dos subgrupos Waymaré e Kozarene, e habitam as aldeias: Quatro cachoeiras, Seringal, Bacaval e Chapada Azul. A pesquisa foi desenvolvida no período de maio a agosto de 2021, envolvendo, além dos alunos indígenas, familiares, “parentes”, docentes e gestores. Assim, o estudo aborda o processo de colonização da região centro-oeste e as implicações sobre as populações indígenas, em especial os Haliti-Paresi. Neste sentido, buscamos abordar a cultura deste povo para compreendermos sua organização social e as manifestações identitárias no espaço de fronteiras interétnicas da escola urbana. Diante disso, também buscamos discutir sobre as relações de poder e suas implicações na educação, bem como a relação trabalho e educação que reflete diretamente no modelo de currículo vigente. A abordagem da pesquisa foi na perspectica qualitativa de caráter etnográfico, por usarmos dos métodos e técnicas da etnografia, entretanto a análise dos dados foi feita a partir do método dialético-crítico. Realizamos pesquisa de campo com observação na perspectiva sistemática, juntamente a toda a equipe pedagógica, com a secretaria municipal de Educação e, especialmente, com os alunos indígenas e não indígenas. Os dados foram construídos através de entrevistas semiestruturada, questionários e relatórios produzidos no caderno de campo, concomitante e após as observações no campo de pesquisa.