Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELI FRANÇA LARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELI FRANÇA LARA
DATA : 18/12/2025
HORA: 08:30
LOCAL: https://meet.google.com/psh-mfby-ecs
TÍTULO:

Matemática, Cultura Digital e Pensamento Computacional no Ensino Médio: Uma Investigação com Robótica Educacional, Arduino Uno e mBlock


PALAVRAS-CHAVES:

Robótica Educacional; Pensamento Computacional; Ensino de Matemática; Arduino Uno; mBlock.



PÁGINAS: 110
RESUMO:

A escola, enquanto espaço fundamental de aprendizagem e socialização, tem passado por transformações impulsionadas pelos avanços tecnológicos que impactam diversos setores da sociedade. Nesse contexto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Parecer CNE/CEB nº 2/2022 destacam a importância da inclusão digital na Educação Básica, estabelecendo diretrizes para o ensino de computação desde os primeiros anos escolares. Diante dessas exigências, a Robótica Educacional apresenta-se como uma estratégia pedagógica promissora, contribuindo para a formação de estudantes mais preparados para os desafios do mundo digital. Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições e os desafios do uso da Robótica Educacional no desenvolvimento de habilidades matemáticas e do Pensamento Computacional em estudantes do Ensino Médio, por meio da utilização da placa de prototipagem Arduino Uno e da plataforma de programação visual mBlock. A produção de dados se deu por meio de um experimento de ensino com 20 estudantes de uma escola estadual do campo, localizada no município de Tangará da Serra – MT. Durante as 27 horas deste experimento, os participantes utilizaram kits compostos por componentes eletrônicos básicos como LEDs, sensores, motores, protoboards e placas Arduino Uno, fornecidos pela pesquisadora, para a construção de sistemas robóticos. Para a programação dos robôs foi usada a plataforma mBlock. Os instrumentos de produção de dados foram: questionários, rodas de conversa e registros ao longo das aulas. A análise dos dados seguiu as etapas de unitarização, categorização e produção de metatextos, delineadas pela Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados indicam boa aceitação da plataforma mBlock por parte dos estudantes, percebida como prática e intuitiva, embora acompanhada de dificuldades iniciais para localizar blocos, compreender funcionalidades e lidar com alguns bugs de conexão. Também surgiram desafios na montagem dos circuitos, exigindo paciência, observação e ajustes contínuos, o que favoreceu a resolução de problemas. A Robótica Educacional promoveu a significação de conceitos matemáticos e contribuiu para o desenvolvimento dos quatro pilares do Pensamento Computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. 



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDINEI DE CAMARGO SANT'ANA - UESB
Presidente - 77541011 - DIEGO PIASSON
Interno - 84819003 - WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
Notícia cadastrada em: 04/12/2025 09:09
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1