Banca de DEFESA: SUSANY PEDRO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUSANY PEDRO DA COSTA
DATA : 09/12/2025
HORA: 18:00
LOCAL: Sala de defesa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática.
TÍTULO:

AS HABILIDADES MOBILIZADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENVOLVENDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática; Ensino por investigação; Educar pela pesquisa; Educação básica; Educação não formal.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

A questão-problema que orienta esta pesquisa é: quais habilidades cognitivas, sociais e atitudinais são mobilizadas pelos alunos do Ensino Fundamental II no desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica envolvendo conhecimentos matemáticos? A partir dessa questão, definiu-se como objetivo geral analisar as habilidades cognitivas, sociais e atitudinais mobilizadas por alunos do Ensino Fundamental II no desenvolvimento de projetos de iniciação científica que envolvem conhecimentos matemáticos. Os sujeitos da pesquisa foram nove alunos de uma Escola Estadual de Nortelândia-MT, participantes da 11ª Mostra de Iniciação Científica do Pantanal, promovida pelo CEICIM/UNEMAT em parceria com o IFMT/Campus Cáceres e a Secretaria Municipal de Educação de Cáceres-MT, com apoio financeiro do CNPq. A investigação se justifica pela lacuna existente na literatura acerca da relevância da Matemática em práticas de iniciação científica na educação básica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, fundamentada em Minayo (2011). A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado e gravações das falas dos alunos durante a Mostra. A análise seguiu a perspectiva da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977; Rodrigues, 2019), resultando na constituição de catorze Unidades de Registro, agrupadas por convergências e divergências semânticas, o que permitiu a organização de quatro Categorias de Análise: (i) Habilidades matemáticas e científicas; (ii) Habilidades de comunicação e expressão; (iii) Habilidades socioemocionais e relacionais e (iv) Gestão e organização do trabalho científico. A interpretação dos dados ocorreu por meio de um processo dialógico, articulando as Unidades de Registro com o referencial teórico da pesquisa, possibilitando uma compreensão aprofundada do objeto investigado. Os resultados indicam que a iniciação científica contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e atitudinais, favorecendo a aprendizagem significativa e valorizando práticas pedagógicas investigativas no contexto escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 37106002 - MARCOS FRANCISCO BORGES
Interna - 451.121.500-68 - MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN - UNILA
Externo ao Programa - 83246001 - VITERICO JABUR MALUF
Notícia cadastrada em: 27/11/2025 08:02
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