Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANEIDE BEZERRA DA SILVA CALONGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANEIDE BEZERRA DA SILVA CALONGA
DATA : 20/10/2025
HORA: 19:00
LOCAL: https://meet.google.com/dew-dhyu-ddn
TÍTULO:

Necessidades Formativas de Professores do Ensino Fundamental sobre Ensino de Ciências e Matemática para estudantes com Superdotação no Município de Nova Marilândia-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Necessidades de Formação Docente, Educação Inclusiva, Superdotação, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Nova Marilândia.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

A inclusão escolar de estudantes com altas habilidades/superdotação ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no que se refere ao reconhecimento e à valorização de suas potencialidades no ambiente escolar. Embora muitos desses estudantes estejam matriculados em escolas regulares, suas habilidades frequentemente não são identificadas, o que resulta em situações de incompreensão de sua condição e em dificuldades de aprendizagem. Além disso, as práticas pedagógicas, em geral, não são adaptadas para atender às necessidades educacionais específicas dessa população. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar as necessidades de formação em serviço de docentes do Ensino Fundamental sobre a educação de estudantes com altas habilidades/superdotação no município de Nova Marilândia-MT. O estudo parte do seguinte problema: quais são as necessidades de formação docente dos professores do Ensino Fundamental, no município em questão, para atuar com estudantes com altas habilidades/superdotação? A metodologia adotada compreende: a) pesquisa bibliográfica, com fichamento e análise de conteúdo de textos da área; b) pesquisa documental, para exame de documentos normativos da Educação Especial; e c) levantamento, com aplicação de questionário e análise de frequência e percentual. O instrumento foi aplicado a 50 docentes, dos quais 30 responderam. A viabilidade do estudo foi garantida por autorização das autoridades educacionais locais e pela adesão dos professores da rede municipal. Espera-se que os resultados obtidos subsidiem a elaboração de uma proposta de intervenção formativa voltada ao atendimento das necessidades específicas de estudantes com altas habilidades/superdotação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 376.533.001-97 - JAIR LOPES JUNIOR - UNESP
Externa à Instituição - 306.824.178-23 - ALINE FERNANDA VENTURA SAVIO LEITE - UFR
Notícia cadastrada em: 19/09/2025 13:10
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1