CULTURA MAKER E ROBÓTICA EDUCACIONAL: O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cultura Maker. Robótica Educacional. Pensamento Criativo. Educação Básica
As diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional norteiam a implementação do ensino na educação básica, mas este enfrenta desafios em atrair os alunos e mantê-los na escola devido à predominância de métodos tradicionais que não dialogam com o universo digital vivenciados pelos jovens na atualidade. Portanto, a introdução de novos recursos tecnológicos é vista como essencial para revitalizar o ensino, estimulando a curiosidade, a criatividade e a busca por respostas dos alunos. Nesse contexto apresentamos a Cultura Maker e a Robótica Educacional como abordagens que podem transformar a escola num espaço de inovação, colaboração e aprendizagem, possibilitando aos alunos o desenvolvimento do pensamento criativo, preparando-os para os desafios do século que vivenciamos. Dessa forma, é pertinente a adoção de métodos inovadores que priorizem a experiência do estudante e a aprendizagem criativa. Essa pesquisa teve como objetivo investigar como a Cultura Maker alinhada a Robótica Educacional pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento criativo dos estudantes na Educação Básica. A pesquisa buscou identificar tendências, desafios e oportunidades atuais, com ênfase na abordagem qualitativa que reconhece a subjetividade e a complexidade do conhecimento humano. A pesquisa tem caráter qualitativo, fundamentada nos pressupostos da Aprendizagem Criativa e na metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). A produção de dados ocorreu por meio da oficina "CRIABOT: Robótica Criativa com LEGO", desenvolvida com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, pertencentes ao Clube de Ciencias Decolar. A análise evidenciou o potencial da robótica como recurso didático integrado à cultura maker, promovendo colaboração, pensamento criativo e resolução criativa de problemas. Considera-se que a pesquisa contribui para a ampliação das práticas educacionais inovadoras, oferecendo subsídios para professores e gestores interessados em repensar o ensino por meio de experiências mais interativas, criativas e transformadoras. Contudo a escassez de teses e dissertações disponíveis sobre o tema representa um desafio na formulação de metodologias de pesquisa robustas que corroborem para alcançar o objetivo a longo prazo, por isso esse trabalho se tornou bastante pertinente. Ele se faz relevante, uma vez que tem o potencial de contribuir com o ensino por meio de práticas inovadoras, possibilitando um aprendizado mais atrativo, eficaz e prazeroso. Os resultados encontrados podem fomentar novos estudos e quiçá, mudanças em algumas práticas educacionais tradicionais.