ROBÓTICA EDUCACIONAL E AS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Tecnologias Digitais, Robótica nas Escolas, Inovações no Ensino de Matemática.
O objetivo do trabalho consiste em investigar como as aulas de Robótica Educacional estão sendo conduzidas nas escolas estaduais do município de Barra do Bugres - MT e suas contribuições para o desenvolvimento do Pensamento Computacional e o ensino da Matemática na perspectiva dos professores. A justificativa da pesquisa reside na necessidade de compreender, no contexto brasileiro e especialmente no estado de Mato Grosso, os efeitos da inserção das tecnologias digitais no ensino, com destaque para a robótica educacional, tal investigação torna-se ainda mais relevante diante das lacunas identificadas na literatura nacional e da ausência de estudos empíricos sobre a efetividade dessas políticas nas escolas públicas estaduais. A fundamentação teórica abordou as tecnologias digitais no ensino de matemática, a robótica educacional e o pensamento computacional, com sua conceitualização e suas características. Os participantes da pesquisa são professores das escolas estaduais públicas do município mencionado, que ministram aulas de matemática e utilizam os kits de robótica. Metodologicamente, a pesquisa possui abordagem qualitativa, com o intuito de captar as diferentes experiências e percepções envolvendo a temática em questão. Os instrumentos utilizados na produção dos dados na pesquisa foram, as entrevistas, os questionários, as notas de campo e a análise documental. As entrevistas permitiram o aprofundamento nas opiniões e experiências dos professores, no questionário captamos o perfil dos participantes e como o Pensamento Computacional está inserido no contexto das aulas, enquanto a análise documental permitiu compreender os documentos relevantes da pesquisa, e por fim as notas de campo auxiliaram no contexto das aulas de robótica de uma maneira mais direta e imersiva. A análise dos dados foi conduzida à luz dos princípios da indução analítica. Os resultados indicam que a Robótica Educacional vêm sendo integrada nas aulas de matemática nas escolas estaduais de Barra do Bugres-MT, ainda de modo incipiente, com predomínio de práticas baseadas na construção de protótipos e resolução de problemas. Em questão ao Pensamento Computacional, este não é adotado, por lacunas direcionadas a formação continuada dos professores, sendo a principal contribuição percebida na promoção do interesse, em especial por meio de atividades práticas com a matemática, no formato colaborativo e motivadas pelas inovações tecnológicas e competições.