Banca de DEFESA: ADRIANO SERAFINI GARCEZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANO SERAFINI GARCEZ
DATA : 10/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Barra do Bugres - Online
TÍTULO:

Drone como Recurso Pedagógico no Ensino de Matemática e Física: Uma Formação Continuada com Professores da Educação Básica em Barra do Bugres


PALAVRAS-CHAVES:

Drones Educacionais. Pesquisa-Formação. Pensamento Computacional. Programação em Blocos.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Este trabalho investiga como os drones podem ser utilizados como recurso pedagógico no ensino de Matemática e Física no contexto de uma formação continuada com professores da Educação Básica em Barra do Bugres, Mato Grosso. A problemática que orienta o estudo decorre da lacuna existente entre o potencial pedagógico dos drones enquanto tecnologia digital emergente, especificamente dentro da robótica educacional e sua efetiva apropriação pelos professores na prática docente. Diante disso, questiona-se: “de que maneira o drone pode ser utilizado no ensino de matemática e física,  no contexto de uma formação continuada com professores da educação básica de escolas públicas de Barra do Bugres? O objetivo geral consiste em investigar o uso de drone como recurso pedagógico para o ensino de matemática e física na percepção dos professores da educação básica em Barra do Bugres. Entre os objetivos específicos destacam-se: mapear produções acadêmicas e científicas sobre o uso de drones no contexto educacional, identificando as possibilidades e desafios de sua aplicação em sala de aula, bem como os conteúdos de Matemática e Física que podem ser abordados por meio desse recurso, de modo a definir sua aderência e pertinência para uma formação pedagógica; propor planos de aula que utilizem drones para o ensino de matemática e física na educação básica, sob a perspectiva de professores em formação continuada; descrever as potencialidades e os desafios da utilização de drones como recurso pedagógico para o ensino de matemática e de física, sob a perspectiva de professores em formação continuada. O estudo fundamenta-se em referenciais teóricos sobre o papel das Tecnologias Digitais no ensino de física e matemática com base em Papert, Borba, Silva e Gadanidis, e Kenski; o Pensamento Computacional com base em Wing, Brackmann, Rocha, Basso e Notare, e Gomes Rocha; a Robótica Educacional utiliza-se de Malec, Yepes, Barone, Mendes da Silva, Barbora da Silva e Leão; e Drones a partir de Dekoulis, Kotarski e Kasać, Brasil, Mehmet Tuğrul. Essas perspectivas sustentam a compreensão do drone como um recurso pedagógico. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, estruturada a partir dos pressupostos da pesquisa-formação, por compreender que esse modelo integra a formação docente à produção de saberes no contexto da prática. A análise de dados segue o método de indução analítica, permitindo identificar categorias emergentes a partir dos registros, questionários e materiais produzidos pelos participantes durante a formação. A partir da análise dos dados, três temas emergiram: a) drone como recurso pedagógico; b) o uso pedagógico dos drones como estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional; e c) produção de materiais e formação continuada como estratégia para inserção dos drones como recurso pedagógico. Os resultados indicam que o uso de drones contribui para a contextualização de conteúdos abstratos de Matemática e Física, promovendo o raciocínio lógico, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento do pensamento computacional, além de despertar maior engajamento dos professores nas práticas pedagógicas, estando alinhado ao contexto da robótica educacional, dentro da perspectiva cunhada por Papert ao descrever o papel da robô Tartaruga a da linguagem LOGO. Contudo, emergem desafios relacionados à infraestrutura tecnológica e à necessidade de formação continuada voltada ao uso pedagógico dos drones. Os resultados apontam para a importância de políticas institucionais e de materiais de apoio que favoreçam a inserção desses recursos no ambiente escolar, bem como formação referente ao pensamento computacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Interna - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Externo ao Programa - 80963002 - RODRIGO BRUNO ZANIN
Notícia cadastrada em: 18/11/2025 07:40
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