Necessidades Formativas de Professores do Ensino Fundamental sobre Ensino de Ciências e Matemática para estudantes com Superdotação no Município de Nova Marilândia-MT
Necessidades de Formação Docente, Educação Inclusiva, Superdotação, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Nova Marilândia.
A inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação ainda enfrenta desafios, sobretudo quanto ao reconhecimento e à valorização de suas potencialidades no ambiente escolar. Embora matriculados em escolas regulares, muitos não têm suas habilidades identificadas, o que gera incompreensões e dificuldades de aprendizagem. Diante desse contexto, esta pesquisa compreendeu a análise das necessidades de formação continuada de professores do Ensino Fundamental acerca da educação de estudantes com altas habilidades/superdotação no município de Nova Marilândia-MT. O estudo partiu do problema: quais são as necessidades formativas dos docentes do Ensino Fundamental, nesse município, para atuar com estudantes com altas habilidades/superdotação? A metodologia envolveu três etapas complementares: a) pesquisa bibliográfica, com análise de produções científicas sobre o tema; b) pesquisa documental, que examinou a legislação nacional e estadual, incluindo a Política Estadual de Educação Especial do Mato Grosso (Resolução CEE/MT nº 2.973/2015) e a Lei Estadual nº 10.860/2019, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado a estudantes com altas habilidades/superdotação; e c) levantamento (survey), realizado por meio de questionário semiestruturado elaborado no Google Forms. O instrumento foi aplicado de forma online, enviado aos grupos de professores das escolas municipais pelo aplicativo WhatsApp. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística descritiva (frequência e percentual), não sendo realizada devolutiva aos participantes. A pesquisa foi autorizada pelas autoridades educacionais locais e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNEMAT, sob o Parecer nº 7.653.369, de 19 de junho de 2025, garantindo o cumprimento dos princípios éticos de pesquisa com seres humanos. Os resultados indicaram lacunas formativas significativas entre os professores da rede municipal, especialmente quanto à identificação, ao atendimento pedagógico e à elaboração de estratégias de enriquecimento curricular para estudantes com altas habilidades/superdotação. A partir desses achados, delineou-se uma proposta de intervenção formativa voltada à formação continuada dos docentes, com foco no ensino de Ciências e Matemática e na inclusão efetiva desses estudantes nas práticas escolares.